NOTÍCIAS » 14º SEMINÁRIO DE GESTÃO E EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO REÚNE CATEGORIA MAIS UMA VEZ NO SESC VENDA NOVA (BH)

O 14.º Seminário de Gestão e Educação no Trânsito foi realizado, na última sexta-feira (21/09/18), no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. O evento, que foi organizado pelo Siprocfc-MG com patrocínio das empresas (em ordem alfabética): Assunção Digital, Auto Clique, Caeptox, Claro, Berdine Corretora de Seguros, Bradesco, Grupo Criar, Icetran, Ledi Telecom, Losango, Pin Pag, Porto Seguro, ProSimulador, Scanitec, Search Tecnologia, VSoft e apoio institucional da Fecomércio-MG, do Sesc e do Senac, recebeu cerca de 250 pessoas para debater assuntos de interesse da categoria, principalmente sobre centros compartilhados e gestão das empresas, monitoramento das aulas e exames práticos, mudanças na Resolução 168 do Contran, esclarecimento de dúvidas e conhecimento de produtos e serviços das empresas parceiras.

Sem atrasos na programação, o maior evento da categoria em Minas Gerais foi, este ano, um dos mais produtivos, segundo os diretores do Sindicato. Os presentes elogiaram o conteúdo das palestras, o sorteio de brindes, o almoço oferecido gratuitamente a todos e a oportunidade para troca de experiências. O presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias, lembrou que o ponto alto do evento foi a interação entre as pessoas. Todo mundo permaneceu até o fim. Todo mundo interagiu, perguntou, conversou, discutiu. Houve tempo para que todos tivessem liberdade de se expressar, afirmou.

Na solenidade de abertura, o Sindicato lembrou que busca, a cada ano, inovar a programação, mas sem perder a essência, que é a melhoria na administração das empresas e incentivo à responsabilidade social e a educação no trânsito. Após a apresentação da Orquestra de Câmara do Sesc-MG, com o hino nacional e músicas regionais, foram chamados a compor a mesa solene o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias; o diretor do Sesc-MG, Luciano de Assis Fagundes; o diretor do Senac-MG, Gustavo Henrique Escobar Guimarães; a coordenadora de Educação no Trânsito (CET) do Detran-MG, Adriana Pires Soares, representando o diretor do Detran-MG, Dr. Alessandro Amaro da Matta; além do presidente da Federação Nacional das Autoescolas, Wagner Roberto Prado.

Importante destacar a fala do novo presidente da Feneauto, Wagner Prado, que, além de discursar sobre o setor, colocou a instituição à disposição dos CFCs de Minas Gerais para ajudar nas demandas necessárias. Ele reafirmou que o setor precisa se aprimorar e inovar para poder superar o momento difícil, ao qual o passa todo o país.

Palestras
A primeira palestra foi apresentada pelo Dr. Marcelo Matoso, assessor jurídico da Fecomércio-MG, que falou sobre o e-Social e as mudanças profundas causadas pela nova ferramenta. Na sequência, a diretoria do Sindicato foi apresentada e todas as cidades em que há centros de compartilhamento foram citadas e seus representantes chamados ao palco para darem seus depoimentos e contar sobre as experiências positivas. Patos de Minas, Uberaba, Ouro Branco, Governador Valadares e Mariana, cidade esta que se destacou por apresentar resultados positivos em tão pouco tempo.

Logo após, os representantes do Detran-MG (o assessor da DH, Wagner Félix; e o chefe da Seção de Supervisão e Controle de Aprendizagem - SSCA, também conhecido como Setor de Autoescolas -, Sebastião Ferraz) subiram ao palco para falar do monitoramento de aulas e exames práticos e como este sistema poderá mudar o funcionamento dos CFCs. Com mais tempo destinado à participação do órgão de trânsito, pela primeira vez nos Seminários todas as perguntas foram respondidas no próprio evento. Várias demandas foram apresentadas e foi assumido, pelos representantes do órgão de trânsito, o compromisso de atendimento de algumas de imediato. O Sindicato acompanhará o progresso da resolução de tais demandas e, em breve, os resultados serão divulgados.

Sobre o monitoramento, ainda nesta semana o Sindicato vai divulgar um cronograma de reuniões que vão acontecer, em Belo Horizonte (a implantação começará pela capital, em novembro, segundo o Detran-MG), com o objetivo de discutir com a categoria o futuro dessa nova exigência, como e de que forma será a sua implantação.

Em seguida, pouco antes do almoço, houve a entrega de placa comemorativa para as autoescolas que fizeram 50 anos de mercado: o CFC Carmos, de propriedade do atual diretor Financeiro do Sindicato, Marco Aurélio Fontes, e o CFC Minas Gerais. Ambos os CFCs receberam também um aparelho celular como premiação.

Na segunda parte do evento, a palestra Inovação e Associativismo: O Futuro Passa pela Transformação, conduzida pelo psicólogo, ator e consultor independente, Waldez Luiz Ludwig, reteve a atenção do público, que o aplaudiu de pé. Ao final do evento, vários brindes foram sorteados.

Responsabilidade social
Como em todos os anos, o Siprocfc-MG recebeu pacotes de fraldas geriátrica e infantil e litros de leite longa vida dos CFCs associados participantes, que levaram os itens em troca das inscrições pagas. As doações foram encaminhadas ao Mesa Brasil, um projeto do Sesc, que visa atender aos mais necessitados.

Novas parcerias
Entre as empresas patrocinadoras do evento, novas parcerias se destacam. A Caeptox apresentou o convênio firmado com o Sindicato. Após se cadastrarem, os CFCs passam a poder emitir um vale-exame para qualquer motorista que precise realizar o procedimento. A cada vale-exame o CFC recebe o valor de R$ 19,00, sem alterar no valor final para o cliente, que é de R$ 194,00, em até três vezes no cartão de crédito. Clique aqui e saiba mais sobre a nova parceria!

A Losango levou ao evento soluções financeiras aos CFCs participantes, que poderão ofertar aos seus clientes parcelamento em até 24 vezes no boleto, de forma bem simplificada. A operação, que só é liberada mediante aprovação do cadastro do cliente, não apresenta risco para o CFC.

O Siprocfc-MG agradece a todos os presentes ao evento: representantes de CFCs, profissionais do trânsito, palestrantes, Detran-MG e empresas patrocinadoras pela grandiosidade de mais um Seminário de sucesso realizado pelo Siprocfc-MG.

Como o Prêmio Siprocfc-MG de Educação no Trânsito não foi entregue durante o Seminário, o Sindicato aproveita para informar que, em breve, será publicado o edital para a premiação. Para dúvidas, façam contato através do email [email protected]

Clique aqui e veja as fotos oficiais do 14º Seminário de Gestão e Educação no Trânsito para CFC

Crédito das fotos: Gil Leonardi

26 set 2018 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar