NOTÍCIAS » 3 EM CADA 4 CANDIDATOS FORAM REPROVADOS NA PROVA DE DIREÇÃO EM UBERLÂNDIA

Três em cada quatro candidatos uberlandenses à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foram reprovados no exame de direção veicular em 2014, segundo banco de dados do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). Informações atualizadas e divulgadas, nesta semana, pelo órgão estadual mostram que, no ano passado, 4.379 de um total de 17.766 participantes passaram na prova, situação que representa um índice de quase 25% de aprovação e, consequentemente, 75% de reprovação. O indicador é semelhante ao visto para cidades do mesmo porte no Estado, como Juiz de Fora e Contagem, onde as aprovações ficaram em 24,08% e 24,30%, respectivamente.
Já na comparação com 2013, os dados do Detran-MG revelam que a aprovação obtida pelos candidatos de Uberlândia, em 2014, foi percentualmente superior. Isso porque, há dois anos, dos 23.541 concorrentes, somente 4.916 foram bem-sucedidos nas provas, algo em torno de 20,8% ao todo. Porém, ao se comparar com os resultados de 2011, nota-se queda no rendimento dos participantes. Há quatro anos, a taxa de aprovação chegou a 30%, conforme reportagem do CORREIO de Uberlândia publicou à época.
As causas da queda na performance ainda não foram analisadas, mas há um consenso de que o limite de horas/aula exigido legalmente não é suficiente para o preparo de um motorista. “Na minha visão, uma carga de 40h seria o ideal para o aprendizado, levando em conta a forma relativa como cada aluno absorve a prática da direção. Para este ano, a resolução do Contran, que aumenta a exigência de 20 para 25 horas/aula, pode gerar resultado positivo”, disse o delegado da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Uberlândia, Eduardo Henrique Lemos.
Dono de uma autoescola de Uberlândia e profissional da área há 15 anos, Arlei Souza de Oliveira também apontou que as mudanças recentes nas leis têm afetado psicologicamente os candidatos. “Um exemplo pode ser a obrigatoriedade de dois examinadores, que começou, há cerca de três anos, nos exames. Mesmos discordantes, as avaliações negativas parecem prevalecer”, disse ele que, para evitar evasão e a busca de exames em outros estados, disponibilizará uma psicóloga e já orienta os alunos a fazer entre 30 e 40 horas de aula.
Instrutores fazem cursos obrigatórios de reciclagem
Até 2011, quando 70% dos candidatos foram reprovados, conforme reportagem do CORREIO de Uberlândia, um dos apontamentos para justificar a alta de reprovação no exame de direção estaria ligado à falta de cursos de reciclagens para os instrutores. Mas essa realidade, conforme profissionais da área, já se alterou.
Professor de um curso para instrutores de direção em Uberlândia, para Marcos Antônio Rodrigues as exigências legais dos órgãos responsáveis do Estado e do país só aumentaram. “Por exemplo, todos estão fazendo um curso obrigatório online [do Denatran] de reciclagem. Nos últimos 12 meses, muitos instrutores e diretores de autoescola tiveram de passar por curso de requalificação sobre a legislação devido à reprovações”, disse.
Detran estuda novo exame para os examinadores
Desde o ano passado, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) estuda criar um exame obrigatório para instrutores e examinadores de todo o país na tentativa de aumentar os índices de aprovações nas provas de direção. Pela lei, existe uma exigência de que, no Brasil, é necessário manter a taxa de aprovação e obtenção da habilitação em 60%, conforme resolução 358 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Isso seria necessário para que os centros de formação de condutores se mantivessem credenciados e os examinadores qualificados, mas, por falta de regulamentação nos Estados, a resolução tem sido aplicada e cobrada em fiscalizações, exclusivamente, em provas de legislação. Em Minas Gerais, não há prazo para essa regulamentação ser publicada.
Estudantes acreditam que método atual é antiquado
O alto número de reprovações no exame de direção de trânsito tem sido justificado com a falta de preparo técnico e psicológico dos alunos pelos envolvidos no processo de formação. No entanto, os próprios candidatos apontam que o problema pode ir além disso, englobando um método que consideram antiquado de prova.
A técnica em informática Sinara Amui, por exemplo, reprovou, recentemente, pela primeira vez, no exame de direção, mas não se disse surpresa. Para ela, o método, com manobras e balizamento na rua, em que dois examinadores analisam em cinco minutos a habilidade do candidato é insuficiente. “Essa situação, sim, que causa muito nervosismo. Afinal, centenas de candidatos para poucos examinadores e tudo é feito com uma grande pressão. Eu fiz 20h e meu instrutor disse que eu estava preparada. Porém não fiquei confortável no momento. Precisam rever isso”, disse ela.
4 de fevereiro de 2015 07:47
por Fernando Boente
Foto (Crédito): Cleiton Borges
09 fev 2015 - Correio de UberlândiaVoltar