NOTÍCIAS » 470 AUTOESCOLAS NA MIRA DO DETRAN-MG

Celso Martins - Repórter - 12/11/2010 - 09:23

470 autoescolas na mira do Detran-MG

Elas podem ser descredenciadas por não atingirem os 60% de aprovação exigidos nas provas de legislação

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran) poderá descredenciar 470 autoescolas do Estado que não conseguiram aprovar pelo menos 60% dos candidatos que fizeram a prova de legislação, uma das exigências para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O Detran analisou os testes aplicados nos meses de agosto, setembro e outubro deste ano. As escolas que não conseguiram o índice vão fazer um curso de qualificação em dezembro. A avaliação será trimestral e, no final de 12 meses, as autoescolas reprovadas poderão ser descredenciadas.

A exigência de aprovação de pelo menos 60% dos alunos também vale para o exame de direção, conforme uma determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.

Em Minas Gerais não há uma data para o Detran começar a cobrar das autoescolas. O diretor-geral do órgão, delegado Oliveira Santiago, afirma que a previsão é de começar a exigir o índice de aprovação a partir de junho do ano que vem, quando deverá ser concluída a instalação do sistema de biometria em todos os centros de formação de condutores do Estado.

Segundo Santiago, o novo sistema está sendo usado em algumas autoescolas de Belo Horizonte, uma garantia de que o aluno fez as 20 horas de aulas exigidas para o exame de direção. A biometria já é exigida para as aulas de direção em todo o Estado. Considerando que Minas tem 2.090 autoescolas, o índice de aprovação foi de 22,5%.

O sindicato dos centros de formação de condutores dos estados ameaçam entrar na Justiça contra o índice de aprovação de 60% para os exames de direção, alegando que o aluno fica nervoso e que a decisão de reprovar o candidato é subjetiva, não dependendo exclusivamente das auto-escolas, conforme alega Rodrigo Fabiano, que preside o sindicato da categoria em Minas Gerais.

A coordenadora de Educação de Trânsito do Detran, Maria Cecília Lopes de Abreu, informa que todas as autoescolas de Belo Horizonte conseguiram aprovar 60% de seus alunos nos testes de legislação. Das 470 reprovadas, 130 são das cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte e as demais do interior.

“O curso de qualificação será uma forma de as autoescolas melhorarem o desempenho nas próximas avaliações. Todos os instrutores e diretores farão um curso que terá duração de trinta dias, com orientação de monitores”, explicou Abreu.

Direção aprova mais no interior

Levantamento feito pelo Detran-MG revela que, das 427.355 pessoas do interior que fizeram a prova de legislação, de janeiro a agosto deste ano, 245.166 foram aprovadas, o que dá um índice de 57,36% de aprovação.

Em Belo Horizonte, incluindo a Região Metropolitana, 122.169 foram aprovados, o que representa a aprovação de 63% do total de inscritos.

No interior, a aprovação nos exames de direção, última etapa para conseguir a CNH, foi bem maior. Das 767.183 pessoas que fizeram o exame prático, entre janeiro a agosto deste ano, 342.735 conseguiram a carteira de habilitação, uma taxa de aprovação de 44,6%. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, este índice foi de 35,4%, totalizando 130.925 aprovados, de um total de 369.701 que tentaram tirar a CNH.

O delegado Oliveira Santiago acredita que a aprovação no interior é maior pelo fato de o trânsito ser mais tranquilo, o que também diminui a tensão do candidato.

Além disso, Santiago lembra que na Região Metropolitana de Belo Horizonte, desde março de 2009, os candidatos precisam primeiro fazer o teste da baliza. O candidato à CNH tem três oportunidades para estacionar o veículo na vaga, adequadamente e no tempo máximo de cinco minutos. Caso o candidato não consiga estacionar o carro entre os cones será imediatamente reprovado, e o exame é interrompido logo no início.

O contador Carlos Amaral de Aguiar, 32 anos, morador no Bairro Boa Vista, Região Leste de Belo Horizonte, só conseguiu ser aprovado no exame de direção no terceiro exame.

“Fiquei muito nervoso quando o examinador do Detran sentou-se ao meu lado. Fiz 40 horas de aulas, e o meu instrutor me disse que eu estava preparado”, mas, na hora, eu fiquei nervoso, declarou.

12 nov 2010 - JORNAL HOJE EM DIAVoltar