NOTÍCIAS » 56% SÃO CONTRA E 41% A FAVOR DE AUMENTO DO LIMITE DA PONTUAÇÃO DA CNH PROPOSTO POR BOLSONARO

Datafolha divulga pesquisa de opinião sobre mudanças na legislação de trânsito; A pesquisa ouviu 2.006 pessoas com 18 anos ou mais, em 130 municípios, entre 4 e 5 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Instituto também perguntou sobre outras medidas, envolvendo radares e cadeirinhas.

A proposta do presidente Jair Bolsonaro de aumentar a pontuação máxima da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é reprovada por 56% da população, segundo pesquisa do Datafolha divulgada pela "Folha de S.Paulo". Outras medidas sugeridas também tiveram oposição.

A pesquisa ouviu 2.006 pessoas com 18 anos ou mais, em 130 municípios brasileiros, entre os dias 4 e 5 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

De acordo com os dados divulgados, 41% dos brasileiros ouvidos são a favor do aumento de 20 para 40 pontos máximos na CNH. 1% respondeu como indiferente e 3% não souberam responder.

O afrouxamento da punição para quem transportar crianças de até 7 anos sem cadeirinha teve reprovação de 68% dos entrevistados, com aprovação de 30%. 1% disse ser indiferente e 1% não soube responder.

O governo quer que a multa e a retenção do veículo sejam substituídas por uma advertência por escrito.

A mudança sobre a cadeirinha e o aumento da pontuação máxima para a CNH constam de um projeto de lei enviado por Bolsonaro ao Congresso, em junho, que ainda não foi analisado.

Radares
Já o cancelamento da instalação de radares em rodovias federais teve rejeição de 67% dos entrevistados e apoio de 30%. Neste caso, 1% disse ser indiferente e 2% não souberam responder.

A suspensão desses equipamentos foi determinada por Bolsonaro em abril, primeiro para rodovias não-concedidas à iniciativa privada, onde estava prevista a instalação de 8 mil pontos de monitoramento por radar em 5 anos. A medida foi questionada na Justiça e o governo tenta negociar um acordo.

'Problema nenhum', diz ministro
Ainda segundo a pesquisa Datafolha, 41% dos entrevistados acreditam que as medidas para o trânsito apresentadas por Jair Bolsonaro farão com que o trânsito fique mais violento. Para 20%, os projetos tornarão o trânsito mais seguro e, para 36%, a situação não irá mudar. 3% não souberam responder.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, afirmou nesta segunda-feira (15) que não vê problemas no resultado da pesquisa do Datafolha.

?Se for essa a percepção de momento, a percepção histórica, ótimo, isso não vai passar no Congresso. Porque o projeto foi submetido ao Congresso?, disse, durante coletiva de balanço de seis meses do ministério.

Por G1

15/07/2019 09h20

Foto: Reprodução/Jornal Hoje

19 jul 2019 - Site G1Voltar