NOTÍCIAS » AMAPÁ: DETRAN INVESTIGA HOMEM QUE OFERECE HABILITAÇÃO PELO FACEBOOK

Caso será levado à polícia; além da CNH, suspeito promete retirar multas. Dez denúncias do mesmo tipo já chegaram ao Detran, em 2015.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Amapá investiga a suposta prática de estelionato feita por um internauta no Facebook. Ele teria utilizado o nome da instituição para facilitar a emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retirar multas de veículos. O caso ganhou repercussão pelas redes sociais, em Macapá.

De acordo com o coordenador de atendimento do Detran, Edival Pascoal, uma das pessoas que teve o serviço oferecido fotografou a tela do chat no Facebook no momento em que o suposto estelionatário fez a proposta. Um Boletim de Ocorrências (BO) deverá ser feito na 2ª Delegacia de Polícia Civil até segunda-feira (6) contra o internauta.

O Departamento Estadual de Trânsito informou que o usuário do Facebook não faz parte do quadro de funcionários efetivos ou comissionados da instituição. Essa não é a primeira vez que o Detran recebe o mesmo tipo de denúncia de pessoas que fazem propostas para facilitar trâmites no órgão. Dez casos foram levados à Polícia Civil somente em 2015.

"Tomamos conhecimento na noite de quinta-feira [2], quando o diretor [do Detran Inácio Maciel] passou para gente. O indivíduo nunca passou pelo quadro de funcionários do órgão e aplica esse tipo de golpe na cidade. Vamos apurar o caso e repassar as informações à Polícia Civil", disse Pascoal, acresentando que o Detran ainda vai apurar se o homem tem credenciamento como instrutor de auto-escola.

As supostas práticas de estelionato para facilitar trâmites no Detran são semelhantes nas denúncias, segundo Edival Pascoal. Os suspeitos fazem a proposta em troca de quantias em dinheiro e pedem a metade do pagamento antecipado das vítimas. O coordenador de atendimento lembra que existem casos em que a pessoa chega a pedir até R$ 2 mil.

"Esses estelionatários estão usando o nome do Detran em benefício próprio, se passando por funcionários dizendo que vão agilizar a habilitação, retirar um veículo do pátio ou multa. Mas eles não passam de estelionatários, que recebem o dinheiro e somem sem deixar vestígios para as vítimas. Vários casos foram informados para gente", comentou Pascoal.

O Detran alertou para que as pessoas tomem cuidado para não serem enganadas com a prática. O órgão garantiu que nenhum funcionário tem permissão de fazer atendimentos externos ou oferecer serviços em troca de dinheiro para benefício próprio. Os trâmites são realizados todos no Detran.

04/07/2015 08h08 - Atualizado em 04/07/2015 08h08

Abinoan Santiago

Do G1 AP

06 jul 2015 - G1 - AmapáVoltar