NOTÍCIAS » AULA NOTURNA EM AUTOESCOLA TERÁ UM CUSTO MAIS ELEVADO

Nova exigência do Denatran entrou em vigor nesta segunda-feira tendo em vista favorecer a segurança


Carlos Calaes - Repórter - 17/05/2010 - 20:32


A obrigatoriedade de 20% das aulas em autoescolas serem realizadas à noite vai favorecer mais segurança, na avaliação dos proprietários das empresas, mas vai gerar também um custo maior que será repassado aos alunos. A nova exigência do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) está valendo desde esta segunda-feira (17) para quem vai tirar carteira de habilitação para automóveis ou motocicleta, mudar de categoria ou renovar o documento.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Proprietários dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) de Belo Horizonte, Rodrigo Fabiano da Silva, 39 anos, ainda não dá para calcular os gastos adicionais, que deverão ser repassados para os candidatos.

“Não queremos afrontar a nova exigência, pois ela dará mais segurança aos motoristas e pilotos. No entanto, o fato de funcionar à noite certamente irá gerar despesas para o CFC”, diz Silva, alegando que mais profissionais terão que ser contratados.

Para o presidente do sindicato, mesmo antes da nova exigência, ele recomendava que os candidatos já fizessem algumas aulas noturnas. “Agora, isso virou lei e, de modo geral, achamos que foi uma boa ideia”, avalia.

Rodrigo Silva afirma que a entidade aguarda apenas que o Detran-MG regulamente a nova legislação para as aulas noturnas começarem. Além disso, ele ressalta que será preciso definir se a fiscalização das aulas noturnas será pelo sistema de biometria.

O vigilante Eduardo Gomes, 35 anos, não terá problemas com a nova determinação porque já optou por aulas noturnas para adequá-las ao seu horário de trabalho. A mudança foi bem recebida pela maioria dos alunos, de acordo com o instrutor Marcelo Guerra, 40 anos.

A nova exigência, estabelecida pela Resolução 347 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 29 de abril e publicada no último dia 12, deverá ter a regulamentação em Minas divulgada hoje, às 14h30, pelo delegado Anderson França, chefe do Setor de Habilitação do Detran-MG, segundo informações da assessoria da Polícia Civil.

“Desde hoje (ontem) os centros de formação de condutores já têm de cumprir a nova exigência. Os detalhes da regulamentação e como será a fiscalização serão divulgados em breve”, afirmou o delegado França.

A nova regra não aumentou a carga horária para obtenção da carteira de motorista. Das 20 horas/aula exigidas, quatro horas terão que ser executadas no período da noite. Nos casos de adição ou mudança de categoria, serão três horas/aula das 15 exigidas. Antes da norma, havia uma recomendação para que os alunos fossem levados a dirigir à noite e em condições adversas.
Matéria publicada no jornal Hoje em Dia 18/05
20 mai 2010 - Jornal Hoje em DiaVoltar