NOTÍCIAS » AUTOESCOLAS DE UBERABA, MG, AUMENTAM ÍNDICE DE APROVAÇÃO.

Autoescolas de Uberaba, MG, aumentam índice de aprovação

Mesmo com mudança autoescolas não atingem meta estipulada pelo Contran.
Instrutor considera número de aulas insuficiente para candidatos a CNH.

Do G1 Triângulo Mineiro

As autoescolas em Uberaba, no Triângulo Mineiro, melhoraram o índice de aprovação nos testes de direção.No entanto, ainda não alcançaram a meta estipulada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A leiexige aprovação de, no mínimo, 60% dos candidatos. Enquanto isso não ocorre, nenhuma punição estásendo aplicada aos Centros de Formação de Condutores (CFC).
A funcionária pública Maria Rosária da Silva conquistou a carteira de motorista na décima prova. Foramnove reprovações no exame de direção em quatro anos. O que quase fez ela desistir. “Realmente,houve uma hora em que eu pensei nisso. Fiquei muito triste. Passei a dirigir sem carteira, pois tenho duascrianças pequenas e não tinha quem me ajudasse. Eu precisava realmente do carro”, lembrou.
Segundo a funcionária pública, o nervosismo contribuiu para as reprovações. “Acho que a forma delesconduzirem a prova nos leva a ficar nervosos e cometer erros básicos”, afirmou.
A aprovação depende da calma e principalmente do preparo do aluno. O Departamento de Trânsito (Detran)determina o mínimo de 20 horas de aula de direção e alguns instrutores consideram a quantidadeinsuficiente. O instrutor de aulas de direção, Leandro Alves Maciel, lembra que muitos alunos precisariam demais aulas e nem sempre as fazem, indo para a prova despreparados. “Alguns alunos chegam a 15, 17 ou18 aulas e o desenvolvimento ainda está muito fraco para quem vai fazer o exame. Nestes casos,aconselhamos os alunos a fazer mais aulas. Aí, vai da escolha da pessoa em comprar ou não mais aulas.Alguns querem fazer o exame só para saber como é”, revelou.
Segundo o Detran, nos primeiros seis meses deste ano, 64% dos candidatos à obtenção da Carteira
Nacional de Habilitação (CNH) conseguiram passar nas provas de legislação, contra 56% aprovados no anopassado. Nas provas de direção também foi registrada melhora, com 51% dos candidatos aprovados,enquanto no mesmo período do ano passado apenas 46 em cada grupo de 100 conseguiram aprovação.
Contudo, o resultado ainda esta abaixo do índice de 60%, o mínimo exigido pelo Contran.
De acordo com o delegado Francisco Gouvêa, há uma determinação do Detran, a qual obriga os
estabelecimentos que não atingirem o mínimo de aprovação a cumprirem algumas exigências. “Se o centrode formação de condutores atingirem, no mínimo, os 60% de aprovação, o alvará de funcionamento érenovado. Se não, os diretores de ensino e instrutores fazem uma reciclagem”, exemplificou o delegado. Porúltimo, caso não haja melhora, pode ocorrer a suspensão e até mesmo a não renovação do alvará defuncionamento. No entanto, o delegado reforça que a melhora no índice de aprovação não significa,exatamente, melhor qualidade no trânsito.
As regras entraram em vigor há dois anos, mas em Uberaba e outras cidades do interior de Minas Geraisnenhuma punição foi aplicada até agora. "No interior do Estado não está implementado. Isso ocorre porquestões logísticas, já que os instrutores precisam ir até Belo Horizonte para passar pelo curso", declarouPaulo Alexandre Teixeira, proprietário de autoescola.
Outros fatores, como a qualidade do asfalto, contribuem para o mau desempenho dos alunos. “O asfalto dapraçaMogiana, por exemplo, está bem deteriorado. E isso influi diretamente na hora de fazer a baliza. Aspinturas no chão estão praticamente apagadas, o que influi bastante também, pois se o aluno passar diretopor um “Pare” porque não o vê, é uma falta eliminatória”, ressaltou o instrutor de aulas de direção, GilvanNogueira.

09 ago 2012 - Do G1 Triângulo MineiroVoltar