NOTÍCIAS » AUTOESCOLAS TERÃO MAIS TEMPO PARA FAZER COMPRA DE SIMULADOR DE DIREÇÃO

Autoescolas terão mais tempo para fazer compra
Falta estoque na única empresa homologada para vender máquina
O Tempo
JOHNATAN CASTRO

O prazo para que autoescolas de todo o país adquiram os simuladores de direção que serão obrigatórios no treinamento de futuros motoristas – que se encerra no próximo dia 30 – deve ser prorrogado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A decisão será votada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), no próximo dia 25, mas, de acordo com o presidente da Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Feneauto), Magnelson de Souza, a extensão do prazo já é dada como certa.
“Nos reunimos com o Denatran ontem e foi muito produtivo. Só não consigo determinar de quanto tempo será esse prazo, mas a expectativa é de que ele vá até o fim de 2013”, disse.
As justificativas para que poucas empresas tenham conseguido adquirir os equipamentos são o alto custo e a falta de opção de fornecedores no mercado. Sindicatos e empresários explicam, no entanto, que o custo com o simulador será repassado ao consumidor, elevando o investimento necessário para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
“No Brasil, temos apenas uma empresa homologada para fornecer os simuladores”, disse o presidente da Feneauto. Segundo ele, a falta de concorrência eleva o preço dos aparelhos, que custam cerca de R$ 35mil. Apesar disso, a única empresa autorizada a comercializar os simuladores tem preferido alugá-los, cobrando uma taxa por aula.
“Temos desaconselhado a compra dos simuladores por enquanto, já que a empresa homologada está sem equipamentos no estoque. Não é mais uma questão das autoescolas, mas uma questão de ter tempo para mais empresas chegarem ao mercado”, destacou o presidente do Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores de Minas Gerais, Rodrigo Fabiano da Silva.
Homologações. O Denatran informou que uma outra empresa já foi certificada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e deve ser homologada em breve. Outros três fabricantes – um estrangeiro – tentam se adequar aos requisitos técnicos para a certificação.
A fiscalização ficará a cargo dos órgãos de trânsito estaduais. Não há dados sobre quantas escolas de Minas têm simulador.
Custo da mudança é alto, dizem empresários
Mesmo que o uso dos simuladores seja apontado como uma forma de aprimorar o ensino nas autoescolas, empresários do setor questionam o alto investimento que terão que fazer para cumprir a norma. Gerente de uma empresa no bairro Padre Eustáquio, na região Noroeste de Belo Horizonte, Ana Paula Botelho Dias afirma que, para encontrar um preço melhor, está recorrendo ao fabricante que ainda não foi homologado pelo Denatran.
“Se houvesse equipamentos no mercado, as autoescolas já estariam preparadas para isso. O investimento é alto, mas vai trazer um beneficio muito grande se for bem utilizado”, disse.
Já Douglas Almeida, diretor de ensino de uma autoescola com quatro unidades na capital, acredita que o simulador não deve trazer benefícios significativos para o aprendizado dos alunos e ainda vai deixar o curso mais caro.
“Vamos ter que repassar (o custo), que vai onerar bastante as autoescolas. Imagine quanto vai custar para implantar isso nas nossas quatro unidades?”, questiona. (JHC)

12 jun 2013 - O TEMPOVoltar