NOTÍCIAS » BAHIA: DETRAN-BA ENTREGA CNHS DE GRAÇA PARA CIDADÃOS DE BAIXA RENDA

O programa do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) de concessão gratuita de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) para a população de baixa renda acaba de beneficiar 40 novos participantes. Os novos condutores foram preparados pela Escola Pública de Trânsito (Eptran), em Salvador.

A oferta do documento tem a proposta de aumentar as possibilidades de inclusão do cidadão no mercado de trabalho. “A CNH funciona como um certificado que comprova que a pessoa tem uma habilidade que pode ser útil ao mercado de trabalho”, afirma o mecânico Josemar da Silva, beneficiado pelo programa.

No cenário econômico a carteira de habilitação é vista como um diferencial pelas empresas, mesmo quando a vaga em aberto não seja para um motorista profissional. “É uma exigência do mercado. O empresário quer ter um colaborador, cada vez mais versátil, capaz de contornar situações do cotidiano. A Escola Pública de Trânsito está dando a oportunidade de capacitação, não só para o mercado de trabalho, mas também para a sociedade. Cada um desses condutores sai daqui sabendo como agir de forma responsável no trânsito”, explica o diretor-geral do Detran-BA, Maurício Bacelar.

Outro cidadão contemplado com a CNH gratuita é o aposentado Roque Augusto, 57 anos. Para o ex-servidor público, o documento representa liberdade. Para quem já se aposentou, como o ex-funcionário público Roque Augusto, 57 anos, o documento representa liberdade. “Carro é uma ferramenta, não é mais luxo. A mobilidade é uma necessidade até para mim que não estou mais na disputa por vagas no mercado de trabalho. A CNH vai me deixar regularizado para sair e curtir a vida”, anima.

O projeto da Eptran já formou cerca de 20 mil condutores na Bahia. O acesso à primeira habilitação às pessoas de baixa renda é feito por um modelo pedagógico que contempla a compreensão do participante na diversidade de situações, na preservação de sua integridade física e do pedestre, na relação com os seres humanos e no aperfeiçoamento contínuo da habilidade da direção.

Para participar, o candidato deve ter idade a partir de 18 anos, ter concluído o primeiro grau, possuir documento de identidade e CPF. Nas condições socioeconômicas, o programa dá prioridade para pessoas desempregadas. Para quem trabalha, a renda não pode ser maior que um salário mínimo. Outro critério é ter estudado toda a vida na rede pública de ensino.

23 DE JULHO DE 2015 POR RADAR NACIONAL

29 jul 2015 - Radar NacionalVoltar