NOTÍCIAS » BALIZA COM CONES DIFICULTA A APROVAÇÃO DE CANDIDATOS À CNH

Cidades

Queda. Meta de aumentar bons resultados para 60% não foi cumprida e está aquém da obtida no antigo exame
Baliza com cones dificulta a aprovação de candidatos à CNH
Pampulha, agora, é a única área de exames de segunda a sexta
Thiago Nogueira
O Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) está longe de cumprir a meta estabelecida há sete meses, quando a tão temida baliza - vilã na hora de tirar carteira - passou a ser realizada com cones e no início do exame. A expectativa era aumentar a aprovação, na ocasião de 39% para 45% nos primeiros meses. A longo prazo, a intenção do órgão de trânsito é ainda maior: aprovar 60% dos candidatos.

No entanto, não foi esse o quadro constatado no período de adaptação do novo sistema, quando apenas 16% dos candidatos eram habilitados. Já no último trimestre, a melhora ocorreu gradativamente, chegando a 34% dos candidatos a motorista aprovados. Mas o resultado ainda está aquém da meta de 60%. "Nunca atingimos o patamar. Acredito que isso é um trabalho que leva tempo", analisou o chefe da divisão de habilitação do Detran-MG, Anderson França.

Mineirão. Desde o dia 19 de outubro, de segunda a sexta-feira, a região da Pampulha é a única área destinada à realização de provas de direção. Aos sábado, os testes são aplicados na Gameleira, região Oeste. Durante a semana, entre 8h e 12h, o estacionamento e as vias de acesso ao Mineirão tornam-se cenários para os exames.

Impedidas por uma portaria do Detran-MG de ministrar aulas no período da manhã, as autoescolas disputam, à tarde, cada metro do espaço demarcado para o treinamento de balizas. "Tem que chegar cedo", ponderou o instrutor Marcílio Esteves.

O caráter eliminatório da baliza tem feito com que os candidatos se dediquem mais horas/aulas à prática. Com a prova marcada já para a próxima segunda-feira, a estudante Rafaela Pontes, 18, tem destinado praticamente metade dos 50 minutos de aula das últimas semanas às manobras entre cones com objetivo de não perder o exame por causa da baliza.

"Prefiro assim. Acho que o exame ficou mais organizado. Se você passar, já fica um pouco mais tranquila para a parte de rua", disse.

Nível de aprovação para autoescolas

- Meta
Até pouco tempo atrás, o Detran punia as autoescolas que não conseguissem manter um mínimo de 58% de aprovação. Elas recebiam uma advertência, depois, uma suspensão de 30 dias e, como última medida, o alvará era cassado.

- Sem punição
Diante da constatação de que 98% das autoescolas não atingiam nem 40% de aprovação, o Detran parou de aplicar as punições. Hoje, o órgão continua fazendo as medições, mas apenas as publica em seu site para que a população tenha acesso.


No interior
Licitação de equipamento adia mudança de exame
Não se sabe quando as 62 bancas examinadoras do interior do Estado também vão utilizar cones na realização de exames de habilitação. Por causa dos preços exorbitantes apresentados pelas empresas que participaram da consulta de preços, o Detran-MG encerrou o processo licitatório no último dia 27 sem definir o vencedor.

Um novo edital será publicado ainda neste mês. Se não houver problemas, a expectativa é que as balizas removíveis comecem a ocorrer no interior em 2010. O Detran-MG quer a aquisição de mil cones.

“A recém-formada turma de examinadores, inclusive, já foi capacitada para usar os cones. A utilização é simples. Um deles aprende e, em seguida, consegue orientar os outros”, ressaltou o delegado Anderson França.

O departamento de trânsito não informou qual o preço apresentado pela empresas. No varejo de Belo Horizonte, a média de preço de um cone de 75 cm, com faixa refletiva, é de R$ 35.

A realização dos testes com balizas cumpre a resolução 168/04, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A implantação da regra não é obrigatória, mas os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins, Bahia e Santa Catarina também adotaram a prática.

A manobra é realizada em um espaço de 6 m de comprimento por 2,30 m de largura. (TN/Com Marina Schettini)
Publicado em: 04/11/2009
10 nov 2009 - O TempoVoltar