NOTÍCIAS » BRASIL TEM GRAU DE INVESTIMENTO REBAIXADO POR MAIS UMA AGÊNCIA

O Siprocfc-MG recebeu um alerta da Fecomércio-MG com relação a mais uma notícia pessimista sobre a economia brasileira, o que deverá afetar toda a população. Confira, abaixo, o alerta na íntegra:

“A agência de classificação de risco Moody’s rebaixou hoje, 24 de fevereiro, a nota do Brasil, retirando assim o grau de investimento do Brasil. A instituição era a última dentre as três maiores agências a creditar ao país o selo de bom pagador. Entretanto, dado o cenário político e econômico nacional, a nota brasileira foi rebaixada em dois degraus, passando de Baa3 para Ba2, dentro da categoria de especulação.

Dentre os motivos elencados pela agência, a Moody’s atribui o rebaixamento à deterioração das condições de crédito do país, conjugada a um ambiente de baixo crescimento, alta dívida pública, assim como a tendência de crescimento desse tópico – segundo a agência, a dívida do governo poderá superar 80% do PIB nos próximos 3 anos. Além disso, incertezas e elevado risco, somam-se ao travado processo decisório atribuído à “dinâmica política desafiadora”, que atrasa reformas estruturais, bem como afeta as medidas de consolidação fiscal.

Quais efeitos do rebaixamento?

A perda de classificação por mais uma agência irá provocar uma fuga de capital do país, gerando um “efeito dominó na economia:

• O país não vai poder contar com esses recursos estrangeiros;
• Menos dólares no Brasil irá elevar o preço de produtos importados (produtos de saúde e beleza, por exemplo, ficarão mais caros);
• O aumento do preço dos importados impacta na inflação, pressionando-a para cima;
• Menor investimento e menor geração de empregos;
• Queda no investimento produtivo;
• Insumos importados ficarão mais caros;
• Perspectiva de retorno de empresas estrangeiras diminui, fazendo com que o capital empregado por essas seja reduzido;
• Grandes empresas brasileiras terão mais custos para tomar empréstimos fora do país.”

NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Portal G1 - Moody's tira grau de investimento do Brasil

24 fev 2016 - Comunicação - Siprocfc-MG (Com Fecomércio)Voltar