NOTÍCIAS » CÂMARA VAI DISCUTIR OBRIGATORIEDADE DE SIMULADORES EM AUTOESCOLAS

O líder do DEM na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho (PE), apresentou nesta terça-feira um requerimento para dar prioridade à votação de um projeto de Decreto Legislativo que susta os efeitos da resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que obriga o uso dos simuladores em autoescolas.

Não há prazo para a matéria ser analisada. Segundo o deputado, há indícios de que a medida foi elaborada para beneficiar apenas quatro empresas que detém a tecnologia dos simuladores, já que não há argumentos técnicos que justifiquem a necessidade dos aparelhos.

O líder afirmou ainda que obrigatoriedade vai onerar os condutores, que pagarão entre 20% a 30% a mais para tirarem a carteira de motorista, uma vez que cada aparelho custa R$ 40 mil fora o custo de manutenção.

Essa é a segunda ação do deputado sobre o caso. Ontem, ele ingressou com ação popular com pedido de liminar na justiça federal contra a resolução do Contran. A ideia do sistema, diz o Contran, é utilizar tecnologias de realidade virtual para o aprimoramento do processo de formação de motoristas.

Segundo o Ministério das Cidades, estudos feitos pelo governo norte-americano comprovaram que o uso do simulador de direção de carro pode reduzir pela metade o número de acidentes, nos 24 primeiros meses após a retirada da habilitação equipamento ainda desenvolve as habilidades sensoriais e motoras do motorista, assim como os conhecimentos teóricos das regras de trânsito e o autocontrole emocional. Além disso, permitirá ao futuro motorista treinar os controles do veículo e, se colocar em situações similares as que ocorrem em vias públicas, antes das aulas práticas de volante.

O Denatran (Departamento Nacional de Transito), órgão do Ministério das Cidades, solicitou à UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em 2009, a elaboração de estudos a respeito do uso simulador de direção para complementar a formação dos condutores. Os pesquisadores concluíram que o equipamento treinará os motoristas fora das vias públicas o que garantirá a sua integridade física e a do instrutor.

DE BRASÍLIA

04/02/2014 20h44

Link da notícia: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/02/1407588-camara-deve-discutir-obrigacao-de-simuladores-de-direcao-em-autoescolas.shtml

06 fev 2014 - Site Folha OnlineVoltar