NOTÍCIAS » CANDIDATO RELATA SER AMEAÇADO POR EXAMINADOR DE CNH EM ARAXÁ, MG

'Ele disse para eu rezar para não ser ele o instrutor da próxima vez', conta; Polícia Civil diz não ter recebido denúncia sobre o caso.
Um morador de Araxá, no Alto Paranaíba, que preferiu não ter a identidade revelada, relatou à reportagem do MGTV ter sido intimado pelo examinador, após ser reprovado no teste prático de direção para adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Quando eu deixava o local ele disse para eu rezar para não ser ele o instrutor quando eu repetisse o teste”, disse. O delegado da Polícia Civil informou não ter recebido uma denúncia sobre o caso.
O candidato tentava tirar a carteira pela terceira vez e questionou a atitude do examinador. “Eu fiz a baliza seguindo todos os procedimentos corretos, quando eu vi que estava muito perto do meio fio e pedi ao instrutor para repetir a baliza. Ele respondeu que não, era para eu continuar porque eu deveria fazer o que ele mandasse”, relatou.
Outro candidato, que também prefere não ser identificado, disse que os critérios dos avaliadores são confusos para muitos motoristas. “O examinador pede para fazer a baliza próximo a uma árvore. Se você encostar com o veículo em um galho, ele te desclassifica e diz que você não poderia ter encostado, se você não encosta no galho, o examinador diz que você parou longe demais. Então são critérios que muitas vezes não condizem com a realidade”, comentou.
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a média de aprovação no exame prático em Araxá é de aproximadamente 27%, quando a médica estadual é de 34%. O índice de aprovados entre fevereiro de 2013 até fevereiro desse ano para carteira tipo “A” foi de quase 47%, para carteira tipo “B” foi de 22,59% e carteira tipo “D” e “E” foi de aproximadamente 34%.
O delegado Heli Andrade informou que sem o depoimento do candidato que se sentiu intimidado pelo instrutor, a denúncia não poderá ser investigada. “Ele precisa ir até a delegacia, relatar o que ocorreu com o examinador e aí sim podemos iniciar uma investigação. Pois sem o depoimento dele, não podemos fazer nada”, explicou.
Para o dono de uma autoescola, Márcio Donizete de Araújo, muitos candidatos relatam não se sentirem à vontade com os examinadores na hora do teste. “Eles dizem que a maior dificuldade é se sentir pressionado e isso faz com que muitos não tenham a naturalidade para dirigir que eles precisam ter na hora de fazer o exame”, contou.
18/03/2014 20h37 - Atualizado em 18/03/2014 20h42
Do G1 Centro-Oeste de Minas
Link da notícia; http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2014/03/candidato-relata-ser-ameacado-por-examinador-de-cnh-em-araxa-mg.html
ASSISTA AO VÍDEO! Clique aqui!
20 mar 2014 - Portal G1Voltar