NOTÍCIAS » CANDIDATOS TERÃO QUE FAZER BALIZA NO COMEÇO DO EXAME

Mudança.A partir de março, tormento dos futuros motoristas passará a acontecer na primeira parte do teste


Para Detran/MG, nova avaliação deve reduzir índice de reprovação

Alexandre Nascimento

A baliza, um dos maiores tormentos de quem tenta tirar carteira de motoristas, precisará ser realizada antes do exame de direção a partir de março em Minas Gerais. A exemplo do que ocorre em Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, o candidato terá que estacionar o carro na primeira parte do teste. Caso não consiga, nem continuará o exame. A área para a realização da baliza será marcada por cones e será determinada pelos dois examinadores responsáveis, que avaliarão o teste. Serão três chances para estacionar o carro de forma correta. Caso o candidato tenha êxito, outros dois examinadores entrarão no carro para dar continuidade ao exame. A novidade deve reduzir o índice de reprovação no Estado, que hoje é de 60%, segundo Anderson França, chefe da divisão de habilitação do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG). "Acreditamos que o número de aprovações vai aumentar, pois o candidato fica mais nervoso durante o exame quando vai cometendo pequenos erros e tem mais chances de errar a baliza", explicou. A medida foi bem aceita pelo Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores de Minas Gerais, como explica o presidente do órgão, Rodrigo Fabiano da Silva. Segundo ele, ao criar uma área específica para se fazer a baliza, o processo ganhará mais lisura.

"Outras pessoas, de fora do carro, vão poder acompanhar o que o candidato está fazendo ao volante. Ficará difícil haver interpretações equivocadas", afirmou. Ele ainda ressaltou que, durante a manobra, apenas um examinador ficará dentro do veículo enquanto o outro acompanha do lado de fora. "Os alunos podem até achar diferente, mas acho que terá mais transparência", ponderou. Quem também gostou da novidade foi o consultor financeiro Daniel Lameu Pereira de Souza, 29, que já tentou fazer o exame uma vez e foi eliminado justamente pelo nervosismo na hora de estacionar o carro. "Meu primeiro exame foi há um mês e meio e fiz tudo certinho, mas na hora da baliza, parei o carro muito perto do meio-fio. Aprovo o novo sistema", afirma. Entretanto, Daniel tem uma ressalva. "Só acho que devíamos fazer a baliza entre dois carros, do mesmo jeito que no dia-a-dia. Parar entre cones não é a mesma coisa", afirmou. A nova medida não trará custos extras para os candidatos, que este ano já viram aumentar os valores das taxas. (Com Flaviane Paixão)






Manobra
Alteração agilizará avaliação do Detran

Os mais nervosos que se cuidem e tentem acalmar os ânimos antes de fazer o exame de rua. Na avaliação do consultor em transporte e trânsito Osias Baptista Neto, mudar a ordem das manobras vai impedir que o candidato à motorista tenha tempo de se acostumar com o processo de avaliação e com a figura do examinador. Com isso, os Centros de Formação de Condutores (CFC) terão que preparar melhor seus candidatos. "A medida forçará um trabalho diferenciado dos CFCs, pois não haverá espaço para a ambientação." Ainda conforme o especialista, o Departamento de Trânsito ganhará tempo para fazer novos testes. "Não será necessário esperar o aluno percorrer todo o trajeto para saber se será aprovado. Vão otimizar seu serviço mudando sua operação." (Flaviane Paixão)


Publicado em: 21/01/2009
21 jan 2009 - Jornal O TempoVoltar