NOTÍCIAS » CARRO BARULHENTO? SAIBA QUAIS SÃO OS POSSÍVEIS PROBLEMAS

Com tantas peças fica difícil para o motorista imaginar que algo pode estar errado com o veículo. Mesmo certos ruídos que alertam a necessidade de correr para uma oficina podem enganar até mesmo motoristas com algum conhecimento em mecânica preocupados com o diagnóstico.

De qualquer forma, o certo é que barulhos e sons estranhos no veículo não podem ser ignorados. Eles podem preceder alguma falha grave que oferecerá riscos de acidentes ou de um problema mecânico que pode ganhar proporções maiores e elevar o gasto na oficina.

O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) orienta o motorista a corrigir imediatamente o problema para evitar dor de cabeça. O órgão preparou uma lista de ruídos típicos que podem ajudar motoristas a identificarem o possível problema. Confira:

Tic-tac – o som surge quando o carro não está em movimento e pode indicar problemas com o óleo. Uma dica é ficar atento ao nível do óleo. Para isso, é só pedir para o frentista conferi-lo quando for abastecer. Manter a troca em dia é fundamental e evita problemas como fundir o motor, um prejuízo e tanto.

Efeito de arranhado – Se perceber um som parecido com algo raspando ou arranhando o veículo é sinal que os limpadores do parabrisa precisam ser substituídos. Limpadores danificados podem impedir a visibilidade nas chuvas fortes, um grande risco.

Sons agudos – Indica possíveis problemas com os freios e que chegou a hora de fazer a troca. A dica é verificar a quilometragem das pastilhas e fazer checagens regulares com mecânico de confiança.

Alguns barulhos também podem ser identificados em determinados pontos do carro. Os mais comuns são:

Barulhos dentro do carro – O problema pode estar na fechadura do porta-malas, quando ela apresenta folga. É comum também que alguns batentes de borracha da tampa traseira caiam e deixem a porta com o barulho. Necessário fazer a regulagem.

Os bancos da frente também podem apresentar folgas no trilho. Quando alguém senta no banco o barulho some.

Acabamentos desencaixados – Aquele som típico de plástico batendo quando se dirige em vias irregulares indica acabamentos desencaixados no painel frontal ou autofalantes.

Traseira do carro – Ruídos na parte de trás do carro indicam problemas com o escapamento, que pode estar solto, desgastado ou furado. Mas o problema também pode estar em uma mola ou, simplesmente, o macaco e o estepe podem estar mal fixados. O som nestes casos é similar ao de uma panela de pressão.

Sons contínuos podem estar ligados aos rolamentos:

Rolamentos de roda – fazem barulho quando atingem velocidade acima de 40 km/h.

Bomba da direção hidráulica – o som surge quando o motorista esterce o volante para os dois lados. Mas o problema pode estar na caixa de direção se o ruído aparecer quando o movimento é feito só de um lado. O vazamento deve ser resolvido com urgência para evitar problemas com a caixa e a bomba.

Barulho na roda – O som de um toc-toc contínuo quando o carro está em movimento indica que há folgas nos pneus. Barulhos nas rodas também são comuns quando as pastilhas de freio estão gastas. A manutenção dos freios deve ser feita a cada 10 mil quilômetros.

10 mar 2016 - Radar NacionalVoltar