NOTÍCIAS » CELULAR AO VOLANTE: A VIDA EM UM CARACTERE

Pessoas ao redor do mundo estão cada vez mais tempo conectadas. Só no Brasil, 73,9 milhões de cidadãos possuem celular, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um salto de 131,49% em dez anos. E a “dependência” do equipamento leva muita gente a se arriscar no trânsito e revezar a atenção enquanto dirige com o bate-papo por mensagens de texto. No entanto, é numa fração de segundos que o risco se esconde.

Para alertar motoristas da importância de deixar o dispositivo móvel de lado durante o percurso, uma campanha realizada em Curitiba, no Paraná, mostra os efeitos desastrosos desse hábito. A ação educativa consiste no posicionamento de um grande caractere diante de um veículo destruído.

O tema escolhido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) daquele Estado para estimular a mudança de hábito de cada um no ciclo viário também virou peça publicitária veiculada amplamente na TV, rádio, redes sociais, jornais, revistas e sites.

Marcos Traad, diretor do órgão, afirma que é necessário chamar a atenção do motorista sobre a prática, que tem sido cada vez mais recorrente. “De acordo com pesquisas feitas nos Estados Unidos e na Europa, ao olhar para tela, abrir o aplicativo de mensagens, ler, digitar duas letras e enviar um simples oi, o condutor leva, em média, 4,5 segundos. Nesse tempo, a 80 km/h, ele percorre mais de 110 metros, o equivalente a um campo de futebol, sem olhar para a rua”, alerta.

“Segundo o órgão americano de segurança nas estradas, o uso do celular aumenta em até 400% o risco de acidentes. O tema é atual e deve ser mais explorado. Os smartphones e celulares estão presentes em nossas vidas o tempo todo, estamos sempre conectados e não nos damos o direito de responder depois, como se nada ou ninguém pudesse esperar. Nossa campanha é um alerta, mas a mudança deve ser de comportamento”, completa Traad.

Confira, abaixo, o vídeo da campanha:


0 by Redação, 21 de setembro de 2015

14 out 2015 - Radar NacionalVoltar