NOTÍCIAS » CERCA DE 600 PERNAMBUCANOS RECEBEM CNHS DE PROGRAMA SOCIAL

A entrega de 576 habilitações do Programa Carteira de Habilitação Popular, o CNH Popular, foi feita nos dias 13, 14 e 15 de março em Pernambuco. O governador Paulo Câmara e o diretor-presidente do Detran-PE, Charles Ribeiros, estiveram com os beneficiados de Araripina, Petrolina e Salgueiro.
O CNH Popular beneficia prioritariamente pessoas de baixa renda, alunos matriculados na rede pública de ensino e estudantes que tenham obtido melhor classificação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Assistidos pelos programas sociais Bolsa Família e Chapéu de Palha, egressos no sistema penitenciário e socioeducandos também podem ser contemplados.
Do total de vagas oferecidas pelo CNH Popular no estado, 20% são para candidatos à primeira habilitação, 10%, para renovação do documento e outros 15% para adição de categoria. A maior parte, 55%, é para candidatos a mudança de categoria da CNH.
O programa beneficiou 20 mil pernambucanos ano passado. Desde 2008, quando teve início, foram mais de 100 mil cidadãos atendidos, um investimento de R$ 100 milhões.
Projeto de CNH de graça é aprovado no Maranhão
Foi aprovado por unanimidade pelos deputados do Maranhão projeto de autoria do Executivo que cria o Programa CNH Jovem. A meta é conceder CNHs de graça para estudantes egressos no nível médio em escolas da rede pública.
Estudantes com idades entre 18 e 21 anos que cursaram as três últimas séries concorrerão à isenção nos custos de cursos teóricos e práticos, além da CNH nas categorias A, B e AB. No Maranhão, para tirar carta, o cidadão desembolsa hoje aproximadamente R$ 1,6 mil.
“Estamos removendo as barreiras econômicas para garantir o exercício de um direito do jovem. Com a carteira de habilitação em mãos, ele terá mais oportunidade de conseguir uma vaga no disputado mercado de trabalho”, destaca o governador Flávio Dino.
A segurança no trânsito é mais um fator que justifica o programa de habilitação gratuita no Maranhão. A frota do Estado conta com 1,3 milhão de veículos, enquanto 700 mil habitantes estão habilitados. “É como se cada habilitado no Maranhão possuísse dois carros. Com o programa vamos reduzir a ilegalidade e consequentemente reduzir a quantidade de acidentes”, prevê Nunes.
Os acidentes de trânsito têm como principais vítimas o público jovem. “O ganho é enorme e também representa um avanço político. A juventude é carente de políticas como essa”, avalia a secretária de estado da Juventude, Tatiana Pereira.
Inicialmente serão oferecidas 2 mil vagas, sendo metade para estudantes com bom desempenho no Enem e as demais, por meio de sorteio. O programa abrangerá inicialmente 54 cidades do Estado incluídas no Sistema Nacional de Trânsito. A expansão está prevista para outros municípios e outros públicos.
16 DE MARÇO DE 2015 POR RADAR.NACIONAL
17 mar 2015 - Radar NacionalVoltar