NOTÍCIAS » COMEÇA CONTAGEM REGRESSIVA PARA MAIO AMARELO

Siprocfc-MG apoia movimento que prevê ações de conscientização para redução de acidentes de trânsito

A partir da próxima sexta-feira (1º/05), começa o Maio Amarelo, movimento internacional que surgiu no Brasil e se espalhou, sensibilizando a sociedade como um todo. A intenção é colocar em evidência o debate sobre a questão da segurança no trânsito, ações de prevenção de acidentes e de mortes nas vias e muita conscientização para vivermos em um trânsito mais seguro.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil que visa colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

A poucos dias do mês que marca a mobilização mundial, as reuniões preparatórias, a definição da agenda de atividades, novos apoios e compromissos se intensificam; e a contagem regressiva já está em andamento em muitas cidades.
Segundo os organizadores, a expectativa é de que todas as regiões do Brasil, e diversos países do mundo se concentrem em uma mobilização maior do que a do ano passado.

Confira alguns dados:
O Brasil está entre os 10 países mais violentos no trânsito, de acordo com relatório da “Global Status Report on Road Safety 2013”, da ONU (Organização das Nações Unidas), que mostra o número de mortes em 183 países.

O país ocupa a 4ª posição entre aqueles que mais registram mortes no trânsito, ficando apenas atrás da Índia, China e Nigéria.

De acordo com dados do DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres), mais conhecido como Seguro Obrigatório, em 2013, foram mais de 52 mil indenizações pagas por mortes no trânsito. E esse número sobe para mais de 700 mil indenizações, computando-se os feridos e sequelados.

O símbolo
O laço usado como símbolo do Maio Amarelo já é um velho conhecido. Utilizado também em outros movimentos, como o Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama, e o Novembro Azul, que combate o câncer de próstata, ele estimula atividades voltadas à conscientização e ao debate sobre os assuntos a que se refere. A cor amarela foi escolhida por ser a cor de advertência no trânsito.

Para mais informações acesse o site: www.maioamarelo.com

O Siprocfc-MG apoia o movimento Maio Amarelo. Confira abaixo!

28 abr 2015 - Comunicação - Siprocfc-MG (Com Maio Amarelo)Voltar