NOTÍCIAS » CONHEÇA A PROPOSTA DE UM NOVO MODELO DE HABILITAÇÃO PARA MOTOCICLISTAS

O programa Auto Esporte, da TV Globo, exibiu, no último domingo (23/07/17), uma reportagem sobre a proposta de um novo modelo de habilitação para motociclistas. A ideia faz parte do Projeto de Lei (PL 3245/15), do deputado Ronaldo Fonseca (Pros-DF), que classifica a carteira de habilitação dos motociclistas de acordo com a cilindrada da moto. Em abril deste ano, o PL foi aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados e, atualmente, tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Casa.

O formato já acontece no Japão e na Europa.

Nova divisão
A categoria A, de motociclistas, será dividida em três subcategorias: A1, categoria genérica, para condutor de ciclomotor (veículo motorizado de duas ou três rodas); A2, para condutor de moto de até 300 cilindradas; e A3, para condutor de moto de até 700 cilindradas.

Independentemente da subcategoria, a formação do condutor deverá incluir curso de direção em circuito fechado, anterior à prática em via pública.

Caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentar a lei e definir os exames que serão feitos em cada subcategoria.

A proposta impede que candidatos à habilitação façam o teste em uma motocicleta de potência inferior à que usará no dia a dia, além de permitir dosar o teste de habilitação ao veículo que será usado pelo condutor.

CLIQUE AQUI E ASSISTA À REPORTAGEM DO AUTO ESPORTE (TV GLOBO)!

26 jul 2017 - Programa Auto Esporte (TV Globo)Voltar