NOTÍCIAS » CONTRAN PRORROGA PRAZO E PROFISSIONAIS ADIAM ADEQUAÇÕES EM MG

Contran prorroga prazo e profissionais adiam adequações em MG

Resolução exige curso para motofretistas e mototaxistas.
Cobrança das novas regras passa a valer apenas no ano que vem.

Do G1 Triângulo Mineiro

A prorrogação do prazo para a fiscalização do serviço de motofrete e mototáxi fez alguns profissionais deAraxá, no Alto Paranaíba, adiarem a participação no curso exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito(Contran). A cobrança das novas regras passa a valer apenas no ano que vem.
O motoboy André Bezerra do Nascimento Santos teve que se apressar para fazer o curso. O investimentode R$ 350 deixou o entregador tranquilo para exercer a profissão conforme exigência do Conselho. "A gentejá teria que fazer, então já estou adequado e foi um aprendizado. O curso é bastante importante, ensinarammuita coisa como técnicas de freagem. É uma segurança a mais e penso que vai dar mais qualificação paranossa área", comentou o motoboy André Bezerra do Nascimento Santos.
A resolução 356 do Contran determina também que para trabalhar como mototaxista ou motofretista oprofissional deve ter, no mínimo, 21 anos de idade e dois anos de habilitação na categoria A.
Em Araxá, cerca de 500 pessoas ganham a vida sob duas rodas. A resolução entraria em vigor no dia 4 deagosto, mas a classe dos motociclistas reivindicou e conseguiu prorrogar o prazo para fevereiro de 2013.
Além da prorrogação, o Contran ainda aumentou o número de entidades credenciadas para ministrar asaulas em todo o país, mas muitos profissionais desistiram do curso neste mês e a procura caiu bastante.
"Muitas pessoas já cancelaram e estão esperando que em fevereiro eles prorroguem de novo", explicou ainstrutora, Maria Madalena Aparecida Borba.
Os motofretistas Antônio Carlos Machado e Paulo Henrique Barbosa Silva estavam atrasados com o cursoespecializado de 30 horas e agora com a prorrogação do prazo terão mais tempo para a capacitação. "Agente está reciclandfo aquilo que já conhecemos e adequando à nova lei, evitando acidentes, cuidando tantoda minha própria vida como a de terceiros, evitando ainda ser multado", concluiu o motofretista, AntônioCarlos Machado.

17 ago 2012 - Do G1 Triangulo MineiroVoltar