NOTÍCIAS » CORRIDA POR CNH ATRASA EXAME

Candidatos querem adiantar prazo para evitar novas regras do Contran

Andréa Silva / Valquiria Lopes

Os candidatos a motoristas de Belo Horizonte travaram uma verdadeira corrida contra o tempo na tentativa de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) até o final do ano. A média do atendimento diário do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) subiu de 800 para cerca de 1.400 (incluindo guichês e Internet). O aumento expressivo de 75%, segundo o delegado Adilson Agdo, do Serviço de Habilitação do Detran, passou a ser observado desde o mês de setembro. O crescimento, que também ocorreu nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), é conseqüência da publicação da resolução 285/08 do Conselho Nacional de Habilitação (Contran). Nela, são estabelecidas novas regras para os candidatos, que passam a vigorar em janeiro de 2009 (ver texto na página).

O resultado dessa procura é o adiamento das marcações das provas de legislação, que estão sendo prorrogadas para o início do ano que vem. A medida não agradou os candidatos e nem o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Minas. Segundo o presidente da entidade, Rodrigo Fabiano da Silva, o Detran deveria estar preparado para atender bem a sociedade. "Muitos alunos que já cumpriram a carga obrigatória das aulas terão que esperar de dois a três meses para fazer a prova. A falta do ritmo do estudo acabará levando a um resultado de um exame negativo" disse Silva. O cabeleireiro João Neto Pereira dos Santos, 18, está na lista de pessoas que podem ser prejudicadas. O jovem deu início às aulas de legislação antes mesmo de atingir a maior idade e, pela urgência de se habilitar, já que quer comprar uma moto.

No entanto, na hora de marcar o exame no Detran, ele foi advertido de que teria que esperar pelo menos mais três meses. Santos explicou que o atraso vai pesar negativamente. "Interromper o processo atrapalha muito, porque no início a gente fica animado. Sabe que tem apenas um mês para aprender tudo e estuda para valer. Parar três meses quebra o ritmo da aprendizagem", comentou Santos. Segundo ele, as taxas para o teste de legislação e também as aulas de direção já foram pagas. A antecedência no pagamento vai livrá-lo de acréscimos que outros candidatos, que ainda não quitaram os valores, terão que arcar.

Prioridade

Prazo. Os procedimentos para a retirada da CNH duram 1 ano. Quem estiver com o prazo vencendo deve procurar a auto-escola, que vai solicitar a prioridade ao Departamento de Trânsito (Detran).

Quanto custa

R$ 800 valor mínimo para tirar a CNH somando somente 15 aulas de direção

10 mil quantidade de provas de legislação aplicadas por mês no Detran

2.400 novas vagas foram abertas no Detran para legislação desde setembro

R$ 36,24 valor da taxa cobrada para fazer a prova de legislação

O que muda a partir de 1º de janeiro

Em sala de aula

Curso teórico passa de 30 para 45 horas/aula

Passa de 1,5 para 3 horas as aulas sobre noção de funcionamento do veículo

Na rua

A obrigatoriedade de 15 horas/aula de direção passa para 20 horas/aula

Para o motociclista
As aulas práticas serão realizadas em áreas específicas e depois em via pública urbana e rural
Passa a haver aulas sobre normas e cuidados antes do funcionamento da motocicleta, prática de pilotagem defensiva, normas de circulação e conduta, parada e estacionamento

Para todos Álcool e volante
Serão cobrados na aula teórica conhecimentos sobre os riscos de beber e dirigir

Desde outubro
Todas as auto-escolas do Brasil já adotaram um novo equipamento para evitar fraudes nas aulas de legislação. A obrigatoriedade do sistema de biometria digital também está previsto na resolução 285/08

06 nov 2008 - Jornal O TempoVoltar