NOTÍCIAS » DECÁLOGO DO MOTORISTA

Decálogo do motorista


Igreja Católica divulga regras para condutores se comportarem no trânsito

Vaticano A Santa Sé divulgou os 10 mandamentos dos motoristas, aconselhando-os a serem mais prestativos com os outros nas estradas, não beber e rezar durante o trajeto. Emitido pelo escritório para migrantes e pessoas itinerantes do Vaticano, o documento também alerta que os automóveis podem ser "um motivo para o pecado" – particularmente quando são dirigidos perigosamente ou usados para prostituição.

No volante, uma pessoa pode ser tomada de comportamento "primitivo", como "ser descortês, fazer gestos grosseiros, amaldiçoar, blasfemar, perder o senso de responsabilidade ou infringir deliberadamente as regras de trânsito", de acordo com o documento. Os motoristas devem obedecer às leis de trânsito, dirigir com senso moral e rezar quando atrás do volante.

O cardeal Renato Martino, que chefia o escritório, afirmou que o Vaticano sentiu a necessidade de tratar as necessidades pastorais dos motoristas, porque dirigir se tornou uma importante parte da vida contemporânea. Destacou que a Bíblia está repleta de pessoas em movimento, como Maria e José, os pais de Jesus – e que seu escritório tem a tarefa de lidar com pessoas "itinerantes" –, de refugiados a prostitutas, de caminhoneiros a sem-teto. "Sabemos que, em conseqüência de transgressões e negligência, 1,2 milhão de pessoas morrem anualmente nas estradas", disse Martino. "Esta é uma triste realidade, e, ao mesmo tempo, um grande desafio para a sociedade e para a Igreja."

O documento, Diretrizes para o cuidado pastoral na estrada, exalta os benefícios do dirigir – passear com a família, levar o doente ao hospital, permitir que pessoas conheçam outras culturas. Mas ele lamenta uma série de malefícios associados aos automóveis: motoristas usam seus carros para se mostrar; dirigir "oferece uma oportunidade fácil para dominar outros" pela velocidade; condutores podem se matar e a outros se não fizerem checagens regulares de seus carros, se beberem, usarem drogas ou dormirem ao volante.

O documento pede aos motoristas que obedeçam aos limites de velocidade e exercitem uma série de virtudes cristãs: caridade com os outros motoristas, prudência nas estradas, ter a esperança de chegar com segurança e ser justo no evento de acidentes. Também é sugerido que seja feito o sinal da cruz antes de sair e rezar o rosário no caminho.

10 Mandamentos



1 – Não matarás

2 – A estrada deve ser para você um meio de comunhão entre pessoas e não para ofensa mortal

3 – Cortesia, retidão e prudência o ajudarão a lidar com imprevistos

4 – Seja caridoso e ajude seu vizinho na necessidade, especialmente vítimas de acidente

5 – Carros não devem ser para você uma expressão de poder e dominação e um motivo para o pecado

6 – Convença com tolerância o jovem e os não tão jovens a não dirigir quando não estiverem em condições adequadas para fazê-lo

7 – Apóiem as famílias de vítimas de acidente

8 – Aproxime os motoristas e suas vítimas, no momento apropriado, para que eles possam passar pela libertadora experiência do perdão

9 – Na estrada, proteja a parte mais vulnerável

10 – Sinta-se responsável perante os outros

20 jun 2007 - Estado de MinasVoltar