NOTÍCIAS » DECRETO DO GOVERNO DE MG PREVÊ USO DE CÂMERAS EM CARROS DE AUTOESCOLA

Equipamento vai capturar som e imagem durante os exames.

Detran precisa regulamentar a utilização dos aparelhos.

Do G1 MG, com informações da EPTV

Um decreto do governo de Minas Gerais prevê que os carros usados nas provas de direção, para tirar carteira de motorista, vão ter que ser equipados com câmeras. Elas vão capturar o som e a imagem durante os exames. As autoescolas têm até 25 de fevereiro de 2012 para fazer as adequações, mas o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ainda precisa regulamentar o uso dos equipamentos.

A partir do dia 25 de outubro, as autoescolas de todo o estado têm 120 dias para se adequar. Depois desse prazo, só os veículos que possuírem o equipamento vão poder ser usados para os exames práticos de direção.

Os representantes das autoescolas e da Polícia Civil têm se preocupado porque o decreto diz que fica a cargo do Detran elaborar uma portaria que regulamente a instalação das câmeras. Até agora isso não foi feito. Não foi definido, por exemplo, o número nem o tipo de câmeras usadas, ou como vão ser armazenadas as imagens.

O delegado acredita ainda que a medida é positiva, principalmente para tirar dúvidas do que aconteceu na hora da prova. O vice-presidente do Sindicato Mineiro de Autoescolas concorda. Para os alunos e autoescolas, as câmeras vão trazer benefícios.

A assessoria de comunicação do Detran informou que a portaria está em fase de elaboração, mas não há previsão para que ela seja publicada.

30 nov 2011 - SIPROCFCMGVoltar