NOTÍCIAS » DEDOS DE SILICONE SÃO APREENDIDOS EM AUTOESCOLA DE MUZAMBINHO MG

Dedos de silicone são apreendidos em autoescola de Muzambinho, MG
Diretor e dono do CFC são investigados por suposta fraude ao Detran. Polícia investiga possível uso de moldes para burlar sistema biométrico.
Do G1 Sul de Minas

Uma autoescola de Muzambinho (MG) é investigada por suspeita de fraude contra o Departamento de Trânsito (Detran) de Minas Gerais. A Polícia Civil recolheu duas digitais de silicone que podem ter sido usadas para burlar o sistema biométrico do Detran.
Segundo o delegado Adnan Cassiano Grava, o caso ainda é investigado. “A suspeita é de que os moldes tenham sido usados para enganar o sistema biométrico do Departamento de Trânsito. Encontramos digitais do dono da autoescola, Donizete de Faria e do diretor de ensino, Samuel Garcia, que são os suspeitos investigados”, disse.
Por telefone, Donizete de Faria disse que não utilizou os moldes de silicone e que eles foram confeccionados durante uma brincadeira. Já o outro suspeito não falou sobre o caso.
De acordo com Hilquias Araújo Garcia, advogado responsável pela autoescola, os moldes das digitais encontradas na empresa não eram utilizados para burlar o sistema. “Os moldes existem, mas nunca foram utilizados no Centro de Formação de Condutores (CFC)”, pontuou o advogado.
Três instrutores trabalham na autoescola e um deles não é credenciado pelo Detran de Minas Gerais. “Ele ministrava aulas, mas por conta da falta de credenciamento as atividades dele eram acompanhadas por outro instrutor credenciado. A empresa já estava providenciando a documentação necessária”, justificou Garcia.
Além das digitais de silicone outros materiais da autoescola foram apreendidos e encaminhados à perícia da Polícia Civil. “Apreendemos também um computador e equipamentos próprios ao sistema biométrico. Vamos analisar se eles foram utilizados, o que acreditamos que sim, e quantas vezes isso aconteceu e também para quais alunos”, comentou o delegado.
De acordo com o delegado, o sistema biométrico nos CFCs de Minas Gerais foi instalado em 2010 e através dele é possível controlar, com as digitais dos alunos, a frequência deles nas aulas obrigatórias. Os instrutores também utilizam a assinatura digitam e devem ser credenciados pelo Detran de Minas Gerais.
O sistema tem o objetivo de ser mais seguro e evitar fraudes no processo de habilitação dos novos condutores. Outros lugares, como clubes, academias e comércios já utilizam a leitura biométrica tanto para funcionários como para clientes.

06 jun 2013 - G1 SUL DE MINASVoltar