NOTÍCIAS » DEPUTADOS APROVAM PROGRAMA DE HABILITAÇÃO POPULAR NO MARANHÃO

Foi aprovado por unanimidade pelos deputados do Maranhão projeto de autoria do Executivo que cria o Programa CNH Jovem. A meta é conceder CNHs de graça para estudantes egressos no nível médio em escolas da rede pública.
Estudantes com idades entre 18 e 21 anos que cursaram as três últimas séries concorrerão à isenção nos custos de cursos teóricos e práticos, além da CNH nas categorias A, B e AB. No Maranhão, para tirar carta, o cidadão desembolsa hoje aproximadamente R$ 1,6 mil.
“Estamos removendo as barreiras econômicas para garantir o exercício de um direito do jovem. Com a carteira de habilitação em mãos, ele terá mais oportunidade de conseguir uma vaga no disputado mercado de trabalho”, destaca o governador Flávio Dino.
A segurança no trânsito é mais um fator que justifica o programa de habilitação gratuita no Maranhão. A frota do Estado conta com 1,3 milhão de veículos, enquanto 700 mil habitantes estão habilitados. “É como se cada habilitado no Maranhão possuísse dois carros. Com o programa vamos reduzir a ilegalidade e consequentemente reduzir a quantidade de acidentes”, prevê Nunes.
Os acidentes de trânsito têm como principais vítimas o público jovem. “O ganho é enorme e também representa um avanço político. A juventude é carente de políticas como essa”, avalia a secretária de estado da Juventude, Tatiana Pereira.
Inicialmente serão oferecidas 2 mil vagas, sendo metade para estudantes com bom desempenho no Enem e as demais, por meio de sorteio.
O programa abrangerá inicialmente 54 cidades do Estado incluídas no Sistema Nacional de Trânsito. A expansão está prevista para outros municípios e outros públicos.
10 DE MARÇO DE 2015 POR RADAR.NACIONAL
11 mar 2015 - Radar NacionalVoltar