NOTÍCIAS » DETRAN DE SÃO PAULO DESCOBRE FRAUDE APÓS JOGADOR DO CORINTHIANS TIRAR CNH

Atacante Malcom obteve documento 20 dias após completar 18 anos. Ele negou ter comprado a CNH em entrevista por telefone ao SPTV.

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) descobriu um esquema de fraudes na emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e encontrou irregularidades envolvendo a obtenção do documento pelo jogador Malcom, do Corinthians. As informações foram divulgadas na edição desta quinta-feira (16) do SPTV.

O jogador conversou com a equipe de reportagem do SPTV por telefone na quarta-feira (15) e negou ter comprado a CNH.

O esquema para compra de CNH teria beneficiado cerca de 4.900 pessoas em cidades do interior do estado. Elas tiveram as habilitações suspensas e poderão responder por falsidade ideológica e fraude. Doze funcionários do Detran foram afastados por suspeita de participar do esquema nas cidades de Jundiaí, São Vicente, Laranjal Paulista, Valinhos, São Caetano e Sumaré.

A compra da carteira custaria até R$ 6 mil, segundo a investigação do Detran. O esquema teria movimentado R$ 10 milhões.

Jogador
O atacante corintiano seria um dos beneficiados. Malcom conseguiu tirar a CNH apenas 20 dias depois de completar 18 anos. O processo, que segue um cronograma de exames, aulas teóricas e práticas, costuma levar cerca de 3 meses.

Ao levantar as informações do sistema, o Detran identificou uma série de irregularidades no processo do jogador, como começar as aulas práticas e teóricas no mesmo dia, o que não é permitido.

Foto: (crédito): Mario Ângelo/Sigmapress/Estadão Conteúdo

Segundo o Detran, as primerias suspeitas apareceram após Malcom dar uma entrevista a um portal na internet afirmando que estava dirigindo mesmo sem ter a CNH.

Ele tinha completado 18 anos havia poucos dias e afirmou que tinha um protocolo do Detran, documento que não é comumente emitido, segundo o departamento.

Irregularidades
O Detran lista uma série de irregularidade e situações estranhas envolvendo a emissão da CNH para o jogador. No sistema do departamento consta que o atacante do Corinthians fez o exame médico no dia 12 de março. No dia seguinte, já teria começado o curso teórico, o que é impossível segundo os trâmites normais, porque é preciso esperar o resultado do exame médico para agendar as aulas.

Além disso, Malcom começou a aula prática no mesmo dia da teórica, o que não é permitido. O aluno só pode pegar no volante depois de ser aprovado no exame teórico.

Outra irregularidade encontrada foi o fato de o pedido de CNH ter sido feito em duas autoescolas. Uma delas fica na Avenida Lins de Vasconcelos, na Zona Sul de São Paulo. No local, porém, a equipe de reportagem encontrou uma loja de persianas que lá funciona há 11 anos.

Por fim, a carteira do jogador do Corinthians foi registrada em Hortolândia, na região de Campinas, o que também é ilegal. O documento tem que ser feito na cidade em que o motorista reside. Malcom afirmou ao SPTV que tirou a CNH em Santo André, na Grande São Paulo.

Investigação
Segundo o presidente do Detran, Daniel Annemberg, também são investigadas autoescolas e despachantes que teriam participado do megaesquema de fraude. Os motoristas suspeitos de comprar a CNH serão chamados para prestar depoimento.

"Isso é crime, é possível o cidadão ser preso. Ele vai ser chamado para o depoimento e pode pegar de 2 a 12 anos de cadeia por crime de corrupção passiva e ativa", afirma o presidente do Detran, Daniel Annemberg.

Caso seja comprovada a participação dos 12 funcionários do Detran na fraude, eles serão demitidos e processados, segundo o departamento.

16/07/2015 12h29 - Atualizado em 16/07/2015 15h49

Do G1 São Paulo


Malcom rebate Detran e mostra CNH tirada 70 dias após seu aniversário

Publicado em 16/07/2015, 21:00 /Atualizado em 16/07/2015, 22:56
Diego Garcia, do ESPN.com.br

Com documento em mãos, o atacante Malcom desmentiu ao seu advogado, Régis Villas Boas, a informação do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran), que informou em reportagem da Rede Globo ter encontrado irregularidades envolvendo a CNH do jogador. A ESPN teve acesso à carteira de motorista do atleta, reproduzida logo abaixo.

Villas Boas se reuniu com Malcom na noite desta quinta-feira e avisou à reportagem que, diferentemente do que disse o Detran, a CNH de Malcom é de 6 de maio, exatos 70 dias após o aniversário do jogador, que completou 18 anos no dia 26 de fevereiro deste ano. O Departamento de Trânsito informou que a carteira de motorista do atleta foi tirada depois de apenas 20 dias.

"A carteira de motorista do Malcom é de 6 de maio, mais de dois meses depois que ele completou 18 anos, em 26 de fevereiro. O que ele me falou é isso: 'Fiquei assustado, para mim isso é normal. Demorou um tempão para chegar, não é verdade isso'. Ele disse que foi ao Detran, fez tudo direitinho, como pedido, não entendeu isso que estourou hoje", avisou o advogado.

Régis Villas Boas também comentou que a reportagem sobre a fraude em seu documento surpreendeu o atleta, que prometeu ter feito todos os trâmites burocráticos legais para obtenção da carteira de motorista de maneira normal. Além disso, diferentemente do que foi dito pelo Detran à TV Globo, a CNH do atleta é de Santo André, e não de Hortolândia.

"Foi do nada, pegou ele de surpresa. O Malcom é um garoto bem humilde. Disse que nunca escutou na vida essa história da cidade de Hortolândia, que deu o documento da casa dele para o Detran, a conta de luz da casa da mãe dele. A CNH dele é de Santo André. Vi a carteira dele e não tem nenhum indício de falsidade, a data é compatível e os procedimentos que ele me passou ter feito também", continuou o representante jurídico.

Segundo o Detran, existe uma lista de irregularidade e situações estranhas envolvendo a emissão da CNH para Malcom. O exame médico teria sido feito em 12 de março, no dia seguinte teria se iniciado o curso teórico, o que é impossível normalmente devido aos trâmites, e na mesma data o atleta teria começado a aula prática, o que é ilegal.

Ainda de acordo com o que informou o Detran à Globo, um cidadão que falsificar documento de identidade pode pegar de dois a doze anos de prisão.

Fonte: http://espn.uol.com.br/noticia/527874_malcom-rebate-detran-e-mostra-cnh-tirada-70-dias-apos-seu-aniversario

17 jul 2015 - G1 - São PauloVoltar