NOTÍCIAS » DETRAN DO CEARÁ NÃO PERMITIRÁ SORRISO EM FOTO DA CNH

Já Detran de São Paulo lança nas redes sociais campanha para incentivar o sorriso

Após sorrisão em Carteira Nacional de Habilitação (CNH) viralizar nas redes sociais, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) deverá proibir os sorrisos nos documentos. A informação foi divulgada pelo diretor de habilitação do órgão no Ceará, Mário Freire Filho, na tarde dessa sexta-feira, 14.

De acordo com Mário, em reunião do órgão em Brasília, na última terça-feira, 12, foi decidido que as fotos devem seguir padrão dos passaportes, nos quais fotos sorrindo não são permitidas pela Polícia Federal. Deve ser normatizado o mais breve possível porque a foto (viral) levantou uma discussão muito grande. Todas as imagens de documentos oficiais têm que ter capacidade de aferir dados faciais, e o sorriso tira essa possibilidade, esclarece.

O prazo para a normatização da nova regra ainda não foi definido, mas as fotos sorrindo já não devem ser permitidas no Estado, conforme Mário. Inclusive, como diretor de habilitação, vou indeferir (fotos sorrindo). Não é questão de impedir manifestação nenhuma. É uma necessidade técnica. A CNH tem caráter de identificação, informa.

A polêmica sobre sorrir ou não em fotos do documento voltou à tona na semana passada, quando um fotógrafo mineiro questionou funcionários do Detran e conseguiu sua CNH com foto sorrindo. A postagem do motorista contando o episódio e mostrando seu novo documento viralizou nas redes sociais.

Detran paulista lança campanha

O Detran de São Paulo lançou uma campanha no Twitter, no dia 11/07/17, intitulada "Vai ter sorrisão pra CNH, sim!"

O órgão fez, inclusive, uma ilustração com imagem semelhante à do fotógrafo Filipe Borges. Subindo a hashtag "CNHLacradora", o órgão pede para que os seguidores motivem os futuros motoristas e aqueles que forem renovar o documento a sorrirem nas fotos. "Passe essa informação adiante: Você pdoe sorrir para a foto da CNH, sim", afirma o perfil do Detran-SP.

Como não existe legislação dizendo se pode ou não sorrir na foto, a decisão cabe ao órgão responsável pela emissão do documento. A Polícia Federal, por exemplo, não permite sorrir em fotos de passaporte.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

''SORRISO'' EM CNH SE TORNA O MAIS FAMOSO DO BRASIL

17 jul 2017 - http://www.opopular.com.br/editorias/cidade/dVoltar