NOTÍCIAS » DETRAN-MG DIVULGA NOTA SOBRE RETOMADA DA EXIGÊNCIA DO EXAME TOXICOLÓGICO EM MINAS GERAIS

Conforme divulgado pelo Siprocfc-MG, no dia 04/07/16, a Justiça derrubou a liminar que suspendia a exigência do exame em Minas Gerais. Dessa forma, nesta quinta-feira (07/07), o Detran-MG se pronunciou, através de uma nota, sobre o assunto, o que confirma a volta da exigência do exame no Estado:

Confira, abaixo, a nota na íntegra:

"A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), informa que uma decisão da Justiça Federal de Minas Gerais, recebida nesta quarta-feira (6), retoma a exigência do exame toxicológico para renovação de CNH e adição de categoria das categorias C, D e E, independente de exercer ou não atividade remunerada.

Anteriormente, como resultado de uma ação postulada pelo Ministério Público Estadual (MPE) e Ministério Público Federal (MPF), uma liminar da 5ª Vara da Justiça Federal de Minas Gerais havia suspendido o exame até o dia 30 de junho deste ano.

A ação ajuizada pela Advocacia Geral do Estado (AGE) questionou o credenciamento dos laboratórios pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), além do prejuízo causado aos condutores dessas categorias, por tornar o processo da habilitação moroso e oneroso, prejudicando o funcionamento do serviço público, já que milhares de CNHs ficaram bloqueadas no sistema.

Desde o princípio da proposta, o Detran-MG posicionou-se contrário ao exame toxicológico. A Associação Nacional dos Detrans (AND) também questiona a eficiência do exame e encaminhou ofícios à Procuradoria Geral da República (PGR) e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Orientações

Os condutores das categorias C, D e E que renovarão a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou adicionarão estas categorias deverão buscar os laboratórios credenciados junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em cumprimento à Deliberação 145 do Contran.

No site do Denatran é possível consultar a lista de laboratórios e postos de coleta dos credenciados. O exame é o primeiro passo para o condutor que quer solicitar renovação ou adição nessas categorias. Ressaltamos que, de acordo com a legislação atual, é necessário que o laboratório envie o resultado do exame para o sistema do Denatran para que o condutor prossiga com o processo de habilitação e que a CNH seja emitida.

Clique aqui para acessar os laboratórios credenciados ao Denatran.

Clique aqui para entrar em contato com o Denatran.

Publicado em Quinta, 07 Julho 2016 15:17"

07 jul 2016 - Comunicação - Siprocfc-MG (Com Detran-MG)Voltar