NOTÍCIAS » DETRAN/MG JÁ SUSPENDEU MAIS DE 10 MIL CNHS NESTE ANO

A meta do órgão de trânsito é suspender 15 mil habilitações até o fim do ano
João Henrique do Vale
Publicação: 21/10/2013 Portal Jornal estado de Minas

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) já suspendeu mais de 10 mil Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) de motoristas infratores somente neste ano. A meta, segundo o delegado chefe do órgão de trânsito, Oliveira Santiago Maciel, é chegar a 15 mil suspensões até o final de 2013. Para se ter uma ideia, em todo 2012, foram apenas 3.059 habilitações suspensas.
As suspensões são feitas quando o motorista completa 20 pontos na carteira por cometer infrações de trânsito. Quando ultrapassa essa pontuação, o sistema informatizado do órgão de trânsito emite um alerta às comissões processantes, responsáveis por concluir as suspensões. De acordo com Maciel, o aviso é feito para agilizar os trabalhos e evitar a prescrição. “Quando o processo é instaurado, automaticamente o sistema já dispara para o cidadão um aviso pelos Correios. Essas pessoas, na maioria das vezes, entregam a CNH”, diz o delegado.
A meta estipulada para este ano era de 4 mil processos de suspensão concluídos. Porém, as três comissões processantes se uniram e decidiram aumentar esse número. “Nos reunimos nos fim de semana e fizemos várias força-tarefa. Queremos chegar a 15 mil suspensões até o final do ano”, comenta o chefe do Detran.
A intenção do órgão é impedir que motoristas infratores continuem circulando livremente pelas ruas. “Nosso objetivo maior é acabar com a sensação de impunidade. Porque não adianta você multar o cidadão recorrente. Essas pessoas têm que ser suspensas e também passar por cursos de reciclagem”, afirma o delegado.

25 out 2013 - Portal Jornal Estado de MinasVoltar