NOTÍCIAS » DETRANS PROPÕEM NOVO MODELO DE AULAS EM AUTOESCOLAS

Representantes da Associação Nacional dos Detrans (AND) debateram em Brasília a necessidade de atualizar a estrutura curricular para a formação dos motoristas em autoescolas do país. A intenção é iniciar o processo a partir de um planejamento que envolva os órgãos de trânsito, os Centros de Formação de Condutores (CFCs) e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

As discussões têm como base um estudo do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Nele são propostas reformulações dos conteúdos das aulas teóricas e nas avaliações dos candidatos nesta etapa. O trabalho prevê, além do novo referencial teórico, uma nova grade curricular nos cursos de direção.

“A AND está disposta a discutir e encontrar, junto com os Detrans, alternativas viáveis. É preciso que as novas tecnologias e avanços pedagógicos sejam nossos aliados na formação de motoristas mais responsáveis e habilidosos”, defendeu o presidente da Associação e diretor-geral do Detran Paraná, Marcos Traad.

O referencial já é adotado em países da Europa, no qual os temas são trabalhados de forma pedagógica. O processo alinha cada etapa do aprendizado, até a conquista da CNH. A formatação do banco de conteúdos tem 23 matrizes pedagógicas, que tratam de 22 temas gerais e outros 22 específicos a serem trabalhados com os candidatos à habilitação.

De acordo com a coordenadora do estudo, a educadora Roberta Mantovani, a preocupação é em criar uma mudança cultural. “Num país com índices de acidentes tão elevados, pouco se debate sobre a formação que é decisiva para mudar esse cenário de violência no trânsito”, destaca.

“A discussão sobre a formação é antiga e deve acompanhar as mudanças recentes no ritmo de vida, ferramentas de aprendizagem, entre outros”, explica o coordenador de Educação e Fator Humano no Trânsito do Denatran, Daniel Cândido.

A Comissão de Aviação e Transportes da Câmara dos Deputados deve promover nos próximos dias uma audiência pública com a Comissão de Educação para pressionar o Denatran a reformular os processos de formação de condutores.

by Redação , 23 de outubro de 2015

27 out 2015 - Radar NacionalVoltar