NOTÍCIAS » DIRETORA GERAL DO DETRAN-MG RECEBE SIPROCFC-MG

O Siprocfc-MG, representado pelo presidente Rodrigo Fabiano da Silva e pela diretora Cláudia Santos, se reuniu pela primeira vez com a Dra. Andrea Vacchiano, diretora geral do Detran-MG, na manhã dessa sexta-feira (26/06/15), para conversar sobre demandas da categoria.

Os representantes do sindicato levaram diversas solicitações, dentre elas o reforço do pedido de que todo o processo de credenciamento e renovação de documentos dos CFCs seja online. Dra Andrea informou que o processo está bem encaminhado e que ainda este ano deve ocorrer a mudança, pois é uma das prioridades do Detran-MG encomendadas à Prodemge. “Não abro mão da modernização. Vai ser uma economia de espaço, ao nos livrar desse tanto de papel pra ser arquivado, além de evitar o deslocamento dos CFCs do interior, ou seja, todo mundo sai ganhando”, explica. Sobre o credenciamento de novos CFCs, Dra. Andrea afirma que o processo foi suspenso por causa das mudanças que ocorrerão nas resoluções 168/04 e 358/10 do Contran.

Outros pedidos levados pelo Siprocfc-MG são a possibilidade de liberação do acesso dos proprietários de CFCs aos relatórios gerenciais do Detran-MG, que informam as aberturas e fechamentos das aulas e emissões de certificados, e um ajuste na abertura de aulas realizadas pelos diretores do CFC, o que causa vários problemas nos CFCs. A diretora do órgão pediu que estas demandas sejam formalizadas em ofício para a Dr. Carolina Bechelany, chefe da Divisão de Habilitação e Controle do Condutores do órgão (DHCC).

Sobre a biometria para a categoria A, o sindicato pediu a resolução do não funcionamento do sistema. Além disso, questionou a viabilidade das sugestões de novas áreas de exames em Belo Horizonte, feitas a partir de estudo organizado pelo sindicato e repassado à DHCC. Dra. Andrea afirmou que os dois assuntos serão adicionados ao plano de ação da DHCC.

Dois assuntos polêmicos foram tratados no encontro: em relação aos simuladores de direção, Dra. Andrea confirma que o equipamento voltará a ser obrigatório. “A obrigatoriedade do simulador está vindo bem forte e já há um estudo para aplicação na categoria A também”, afirmou. Já em relação à norma que obriga os diretores geral, de ensino e examinadores de trânsito a terem curso superior a partir de agosto deste ano, a informação é de que o Denatran está em reunião para decidir se prorrogará o prazo ou se dará direito adquirido a estes profissionais.

Durante a reunião, o presidente do Siprocfc-MG apresentou o projeto CFC Empreendedor e expôs a ideia de criar minicursos, juntamente com o Sebrae-MG, com carga horária de oito a 12 horas, com módulos de gestão financeira e de pessoas para requalificação dos empresários. Dra. Andrea se mostrou interessada e aceitou o convite de participação do Detran-MG. Os cursos deverão ser gratuitos e obrigatórios, assim como os que o Detran-MG conseguiu com a Honda para os instrutores de motocicleta.

Sobre as turmas de examinadores que estão se formando no curso de capacitação, Dra. Andrea afirma que, em breve, os formandos serão nomeados, de acordo com a demanda das áreas. Já com relação à Portaria 238/14, Dra. Andrea explica que foi formada uma comissão para estudar a melhor forma de implementar a telemetria em Minas Gerais, bem como o monitoramento dos exames práticos.

O presidente do Siprocfc-MG, Rodrigo Fabiano, reiterou o convite à Dra. Andrea para que o Detran-MG participe dos seminários realizados pelo sindicato. A diretora afirma que vai selecionar quem participará dos eventos. Dra. Andrea ainda destaca a importância da parceria entre Detran-MG e o Siprocfc-MG na resolução dos problemas enfrentados pelos CFCs de Minas Gerais. “Vamos continuar com a parceria, que é muito importante para os dois lados.”

30 jun 2015 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar