NOTÍCIAS » EM TEMPOS DE CRISE, MAIS BRASILEIROS ESTÃO PEDALANDO

As pedaladas, um hábito da presidente Dilma Rousseff, também é alternativa para muitos brasileiros que buscam espantar para bem longe o fantasma da crise econômica. Andar de bicicleta tem sido uma opção de lazer que conquista a cada dia novos adeptos nas capitais brasileiras, revela pesquisa sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro, feita pelo Observatório das Metrópoles para a ONG Transporte Ativo, do Rio de Janeiro.

A ONG considera que a bike ainda não está consolidada como um meio de transporte em deslocamentos para o trabalho ou estudos, por exemplo. Levantamento com 5012 ciclistas, de dez cidades das diferentes regiões brasileiras (Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Manaus, Niterói, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo), aponta que 88% das pessoas usam a bicicleta para ir ao trabalho, enquanto que 76% a utilizam para o lazer. O estudo avalia que a bicicleta deveria ser usada por um indivíduo para todas as finalidades.

Mas existem obstáculos, principalmente culturais. Para 34,6% dos entrevistados, usar a bicicleta como meio de transporte é um desrespeito com motoristas. Outros 20% têm medo de encarar o trânsito pedalando depois de terem se envolvido em algum acidente entre 2013 e 2016. E mais da metade dos respondentes (52,7%) disseram que a melhoria na estrutura cicloviária motivaria a aderir ao transporte.

Segundo o presidente do Conselho Diretor da Abradibi (Associação Brasileira da Indústria, Comércio, Importação e Exportação de Bicicletas, Peças e Acessórios), Isacco Douek, a crescente demanda pela bicicleta é motivo de comemoração. “Tenho certeza que a bicicleta vai se tornar cada vez mais importante para o brasileiro, como lazer e esporte. Mas ainda há obstáculos a serem superados. Além da segurança, preocupa o custo da bicicleta e a falta de incentivo tributário ao produto. Hoje, a bicicleta possui uma carga tributária média de 40%, maior do que a de um automóvel”, afirma.

Soluções e negócios
De olho nos ciclistas dos grandes centros e nas oportunidades de negócios em torno do life style, um grupo de quatro amigos criou uma solução para quem não abre mão de conforto até mesmo na hora de pedalar. Do UseBike, movimento que busca aliar a bicicleta ao transporte e ao lazer, nasceu um aplicativo que oferece um serviço de rotas com toda infraestrutura necessária para os ciclistas.

A ferramenta permite ao ciclista encontrar todas as oficinas, locais para tomar banho, bicicletários, pontos de aluguéis, cafés, restaurantes, shoppings e supermercados. São mais de 18 mil pontos cadastrados, segundo os organizadores, que estendem a participação popular para que o aplicativo atenda as necessidades do público. O objetivo, segundo eles, é torná-lo a base de dados de ciclismo mais completa do país.

Ao entrar no aplicativo você pode encontrar todos as oficinas, locais para tomar banho, bicicletários, pontos de aluguéis, cafés, restaurantes, shoppings e mercados que atendem os ciclistas. São mais de 18000 pontos já cadastrados e que podem ajudar o ciclista tanto em um momento de aperto como em um de lazer.

Pelo app, o ciclista pode ainda ver a topogravia, tempo de distância de uma rota. “A rota mais segura é o nosso maior foco para os ciclistas, isso é mais importante que chegar pelo caminho mais curto ou mais rápido”, afirma Guilherme Rovai, um dos fundadores do UseBike.

by Redação    ,     26 de abril de 2016

28 abr 2016 - Radar NacionalVoltar