NOTÍCIAS » ENQUANTO ANALISA PROPOSTAS COMERCIAIS, SIPROCFC-MG SE REÚNE COM DETRAN-MG E ORGANIZA ENCONTRO DE TRA

(13.01.14) – O SIPROCFC-MG vem trabalhando incansavelmente para que o uso do simulador de direção em Minas Gerais seja implantado de forma coerente, sem grandes impactos financeiros nos CFCs do Estado e para que todos possam aproveitar a ferramenta na contribuição para a boa formação dos novos condutores.

O primeiro grande passo dado foi a reunião da última sexta-feira (10/01), em que o sindicato recebeu, em sua sede, os representantes de três das quatro empresas que tem o simulador de direção homologado no Brasil: Iessa, ProSimulador e Real Simuladores. Os empresários apresentaram para a diretoria do sindicato as propostas comerciais e responderam às dúvidas relativas ao equipamento, como prazo para entrega, tecnologia, estudos, entre outros. A empresa Real Drive também foi convidada, mas justificou a ausência e informou que encaminharia a proposta posteriormente. O SIPROCFC-MG está analisando as propostas feitas ao sindicato e, em breve, todas as informações colhidas serão publicadas aqui no site

Para dar continuidade às questões envolvendo a obrigatoriedade do uso do simulador de direção, o SIPROCFC-MG solicitou uma reunião com o Detran-MG para mais esclarecimentos sobre a Portaria n.º 1604/13, para que os CFCs se adequem à nova regra. O órgão agendou a reunião para esta terça-feira, dia 14/01.

Mas o grande momento será o Encontro de Trabalho sobre o Simulador de Direção, que já está sendo organizado para, provavelmente, a última semana de janeiro. No evento, o assunto será exclusivamente o simulador de direção e será possível esclarecer TODAS as dúvidas relativas ao tema: como será instalado? O que é melhor: comprar ou alugar? Se alugar, como serão feitas as centrais de simulação? Qual a diferença entre os simuladores de cada empresa? Estas e outras questões serão tratadas no encontro.

As empresas que tiverem a intenção de se associar às centrais de simulação, já devem começar a se mobilizar em suas respectivas regiões. Procurar os concorrentes, se organizar e pesquisar por imóveis que atendam às exigências da Resolução nº 444/13 e da Portaria n.º 1604/13 (acessibilidade, dois banheiros, sala de atendimento, 15 metros quadrados para o primeiro simulador instalado e mais oito metros quadrados para os demais) são os primeiros passos.

O SIPROCFC-MG apoia a ideia da criação de centrais de simulação com o uso compartilhado do simulador de direção (autorizada pela Portaria n.º 1604/13 do Detran-MG, após reivindicação do sindicato), e vai dar todo o suporte necessário aos CFCs interessados, mas não terá o envolvimento direto na criação e gestão dos espaços. O SIPROCFC-MG entende que o comodato dos equipamentos é uma boa opção, tendo em vista que os CFCs não vão precisar adquirir a máquina e que, com isso, o impacto financeiro será menor, o que vai beneficiar também os candidatos à CNH, que terão aulas mais baratas.

Notícias relacionadas:
- Simulador de direção: reuniões e encontro de trabalho são os próximos passos para esclarecer mais dúvidas. http://bit.ly/1aeQNu7
- Simulador de direção: a obrigatoriedade do uso agora é oficial http://bit.ly/1lEDJ2T

Documentos relacionados:
- Portaria nº 1604/13 na íntegra: http://bit.ly/1et0Cnj
- Resolução n.º 444/13 na íntegra: http://bit.ly/1a408XE


13 jan 2014 - Comunicação - SIPROCFC-MGVoltar