NOTÍCIAS » ESPECIALISTAS APONTAM MEDIDAS PARA DIMUNUIR MORTES NO TRÂNSITO

Fantástico mostra como cada motorista brasileiro pode ajudar a tornar ruas e estradas mais seguras. Veja entrevista com Silvio Médici, da ABRAMCET e Rodolfo Rizzotto, Coordenador do SOS Estradas, editor do portal www.estradas.com.br e associado fundador da Ong TRÂNSITOAMIGO.

Veja também os exemplos em países civilizados onde políticas públicas combinadas com educação, fiscalização permanente, sinalização eficiente e punição democrática (alcançando a todos) são modelos de sucesso no combate à violência no trânsito.

No início do ano, as chuvas em Angra dos Reis, no estado do Rio, mataram 52 pessoas, uma tragédia que comoveu o país. Mas existe outra tragédia, que parece invisível, mas que mata o dobro de brasileiros a cada dia. São pelo menos cem pessoas que morrem diariamente nas ruas e estradas do país em acidentes de trânsito. Veja na reportagem especial de Sonia Bridi.

Início da Belém-Brasília, a BR-316, na sexta-feira passada, final da tarde. Este trecho de 20 quilômetros da Região Metropolitana de Belém é o que mais mata no país, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Nas quatro horas em que o Fantástico acompanhou o trabalho dos policiais em Belém, aconteceram dez acidentes. “Não vai dar para chegar no acidente que a estávamos indo porque já temos outro aqui”, mostra o policial.

Infelizmente, um dos acidentes teve uma vítima fatal. Sob o lençol, Francisco da Silva, trabalhador a caminho de casa, depois do serviço.

Pare um instante e pense: quantas pessoas você conheceu que morreram no trânsito? No tempo de duração do Fantástico, mais dez terão perdido a vida nas estradas, ruas, avenidas do Brasil. São no mínimo quatro por hora, cem por dia.

Veja a matéria completa clicando AQUI

10 jan 2010 - FANTÁSTICOVoltar