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ESTRADAS
Fiscalização ganha reforço
Instituto de Pesos e Medidas pretende instalar, em 16 postos do estado, equipamentos para testar os medidores de velocidade usados pelos veículos de transporte de passageiros e carga
Luiz Ribeiro
Danilo Evangelista/Esp. EM/D.A Press - 21/1/09
No Norte de Minas, caminhões que trafegam pela BR-135 serão monitorados para evitar abusos na duração das viagens

A fiscalização da velocidade e da duração das viagens dos veículos de cargas e de transporte de passageiros será reforçada nas estradas mineiras, com o uso da tecnologia, visando à redução do número de acidentes. Serão instalados em 16 postos de fiscalização do estado equipamentos para conferir as informações do cronotacógrafo, aparelho que registra a velocidade e o tempo de movimento dos caminhões, carretas, ônibus e vans.

Os postos de fiscalização serão implantados pelo Instituto de Pesos e Medidas de Minas Gerais (Ipem-MG), em parceria com os municípios. Quatorze deles já tem os locais definidos e dois ainda dependem de acerto com as prefeituras. O primeiro posto está em fase final de construção em Contagem e deverá ser inaugurado em junho. Em cada unidade serão gastos cerca de R$ 300 mil, do orçamento do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), cabendo ao município doar o terreno para a construção.

"A nossa expectativa é de que, com o aumento da fiscalização, possamos reduzir os acidentes em até 45% nas estradas mais movimentadas do estado”, afirma o diretor-geral do Ipem-MG, Tadeu Mendonça. Segundo ele, já está prevista a abertura de licitações para a instalação dos equipamentos em Varginha, Uberlândia, Juiz de Fora e Pouso Alegre. Também serão instalados nos municípios de Belo Horizonte, Caratinga, Curvelo, Governador Valadares, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas e Uberaba e Unaí.

Os motoristas serão obrigados a comparecer aos postos em determinado espaço de tempo (dois anos, em média) para a conferência do funcionamento do aparelho. O uso do equipamento é obrigatório em caminhões, carretas, ônibus e todos os veículos com capacidade para mais de 10 passageiros. Esses veículos já saem da fábrica com o cronotacógrafo, que contém um disco diagrama de papel especial que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias, conforme modelo aprovado pelo Inmetro. "O aparelho funciona como uma espécie de caixa-preta dos caminhões, ônibus e vans", afirma Tadeu Mendonça.
20 mai 2009 - ESTADO DE MINASVoltar