NOTÍCIAS » FALHA NO DETRAN DEIXA MOTORISTAS SEM CARTEIRA DE HABILITAÇÃO EM LAMBARI

Condutores que renovaram a CNH ainda não receberam o documento.
Registros remetidos ao departamento foram devolvidos e reenviados.

Um grupo de motoristas de Lambari (MG) está sem poder dirigir mesmo depois de ter renovado a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Dois meses depois de terem realizado todo procedimento necessário, eles não receberam o documento pelos Correios. Uma falha no Detran foi o que provocou o problema.

O técnico de instalação, Josélio Alves Ferreira, conseguiu renovar a CNH em novembro de 2013, mas dois meses depois, ainda não recebeu o documento. “Eu tentei renovar em outubro de 2012, mas por causa do diabetes que prejudicou minha visão, precisei adiar e agora, quando finalmente consegui renovar, continuo sem poder dirigir”, contou.

Ferreira disse também que já procurou a clínica onde fez os exames de saúde para a renovação, a autoescola e a delegacia da cidade, mas que não obteve qualquer resposta concreta. A advogada Nádia da Silva Passos também enfrenta o mesmo problema. “A minha renovação de CNH foi solicitada no dia 22 de novembro, mas ainda não recebi o documento. Eu trabalho em várias cidades da região, uma vez por mês vou a Belo Horizonte (MG) e sem a CNH os transtornos são muitos”, comentou.

Questionado, Theo Tucci de Almeida, diretor da clínica em que os candidatos a renovação fazem os exames, explicou que o atraso deve-se a um erro no envio do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) ao Departamento de Trânsito (Detran). “Foram enviados registros coloridos e o Detran não aceitou, por isso, eles voltaram para Lambari e os motoristas tiveram que assinar um novo registro em preto e branco, que foi então reenviado”, disse.

A dona de uma autoescola da cidade, Aline Vitor da Silva também falou sobre o problema. “Os novos registros de habilitação não estão sendo lançados no sistema do Detran. Eu estive na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Três Corações (MG) e soube que os novos registros enviados pela clínica ainda não foram lançados no sistema. Mandamos um ofício para Belo Horizonte para tentar resolver o quanto antes”, comentou.

O delegado de Lambari, Marcelo Vilela Guerra foi procurado e informou que todos os registros de habilitação já foram liberados para seguir os trâmites normais.

Entretanto, enquanto a situação não é resolvida, os motoristas que não receberam o documento, não podem dirigir. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os condutores flagrados com CNH vencida são multados em R$ 190 por infração gravíssima, punível com 7 pontos na carteira. Além disso, devem reiniciar todo processo de reabilitação.

Link da notícia: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2014/01/falha-no-detran-deixa-motoristas-sem-carteira-de-habilitacao-em-lambari.html

28 jan 2014 - Site G1 Sul de MinasVoltar