NOTÍCIAS » HÁBITOS CORRIQUEIROS AO VOLANTE GERAM MULTAS PARA O MOTORISTA

Em 2014, cerca de 600 pessoas foram flagradas dirigindo com apenas uma mão e com braço fora do carro
Pelas ruas das grandes cidades, é difícil encontrar um motorista que nunca tenha sido multado no trânsito, seja por excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho, estacionamento em local proibido ou mesmo por conversar ao celular enquanto dirige. O que muitos não sabem – ou por vezes negligenciam – é que hábitos já corriqueiros como dirigir com o braço para fora do carro ou fumando também são considerados infrações.
Essas situações, de dirigir com apenas uma mão e de conduzir o veículo com o braço para fora, foram responsáveis pela autuação de quase 600 pessoas na capital, no ano passado, conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). “Esqueço do braço esquerdo enquanto dirijo”, admitiu um taxista à reportagem, ao ser flagrado conduzindo o veículo com o braço para fora da janela. Apesar da infração, ele conta nunca ter sido multado por esse motivo.
Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir com apenas uma das mãos – exceto para fazer sinais de braço, mudar a marcha ou acionar equipamentos do veículo – consiste em infração média (quatro pontos na carteira de habilitação), com multa de R$ 85,13. Na prática, a legislação aponta que o motorista não pode usar uma das mãos para nenhuma atividade que não envolva a direção, o que inclui comer, fumar ou simplesmente deixar o braço para fora.
Segundo especialistas, esses hábitos, apesar de inofensivos à primeira vista, podem distrair o condutor e colocar em risco quem trafega ao seu redor. “Quando entra em um veículo para dirigir, o motorista precisa ter concentração total, o que requer as duas mãos ao volante. Se está ao celular ou com o braço para fora, fumando ou comendo alguma coisa, ele está distraído, e a distração leva ao acidente”, explica o professor de engenharia de transportes e trânsito Márcio Aguiar. “Além disso, quando se está com uma mão só, em qualquer movimento brusco ou ocorrência ao redor, o tempo de reação vai demorar mais”.
Outras infrações de trânsito também são, muitas vezes, ignoradas. Entre elas estão a de conduzir o veículo em mau estado de conservação, que pode gerar multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação.
PUBLICADO EM 17/02/15 - 04h00
LUIZA MUZZI
CIRCULAÇÃO
Ciclistas e pedestres possuem preferência
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também prevê multas para o motorista que desrespeitar o direito do pedestre e o de condutores de veículos não motorizados, como bicicletas. De acordo com a legislação, o pedestre ou ciclista que não tenha concluído a travessia de uma faixa tem preferência mesmo que o sinal verde libere dos outros veículos.

PUBLICADO EM 17/02/15 - 04h00

Condutores reconhecem falhas
Motoristas e pedestres reconhecem hábitos de desrespeito às normas de trânsito e de circulação no dia a dia e acreditam que é possível, sim, mudar essa realidade, desde que haja esforço de todas as partes.
“O problema está nos dois lados. A falta de educação do motorista com o pedestre acontece toda hora, mas o pedestre também transita fora das faixas, e muitas vezes totalmente distraído, mexendo no celular”, ponderou o gerente industrial Adriano Fernandes, 33. (LM)
PUBLICADO EM 17/02/15 - 04h00
19 fev 2015 - Site O Tempo OnlineVoltar