NOTÍCIAS » INDÚSTRIA DE MOTOS BATE MARCA HISTÓRICA DE 20 MILHÕES DE UNIDADES PRODUZIDAS NO PAÍS

Indústria de motos bate marca histórica de 20 milhões de unidades produzidas no país
Portal DETRAN - MT - 06/10/2011

Fortalecida pelo crescimento do Nordeste, indústria de motos bate marca histórica de 20 milhões de unidades produzidas no país.

A aceleração das vendas de motos no país a partir de 2004 vai levar a fabricantes de duas rodas instaladas aqui a bater 20 milhões de unidades produzidas desde 1975, quando se deu início à montagem de motos no Brasil.

Boa parte desse crescimento se deve ao desempenho das vendas no Nordeste brasileiro. Antes ignorado pela maioria das empresas, agora o solo nordestino é a menina dos olhos de qualquer executivo com intenções de vender algum produto no país.

Dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) mostram que em cinco anos, de 2005 a 2010, a participação do Nordeste nas vendas de motos no Brasil cresceu quase 15 pontos percentuais, passando de 20,3% para 34,2%. Já o Sudeste, antes o "eldorado" para vendas de veículos, passou de 39,8% em 2005 para 34,1% no ano passado, uma queda de cerca de 6 pontos percentuais.

Uma das razões para o aumento das vendas de motos no Nordeste é justamente o aumento da renda na região, o que levou a motocicleta ao posto de verdadeiro carro popular nordestino.

"A mudança do cenário do ambiente rural, com a substituição dos tradicionais animais de transporte por modernas motocicletas, a precariedade de algumas estradas da região, além do significativo crescimento do poder de compra dos habitantes da região, permitiram que esse mercado se fortalecesse", afirma o diretor comercial da Moto Honda Amazônia, Roberto Akiyama.

Segundo ele, há uma tendência de crescimento nas vendas de motos no Nordeste do país. Para se ter uma ideia, entre o ano 2000 e 2010, verificou-se um aumento de 266% na venda de motos na região, ao passo que a média nacional para o mesmo período foi de 185%, bem inferior ao verificado nos estados nordestinos.

"Diante deste panorama, podemos afirmar que o Nordeste pode ultrapassar em breve o Sudeste em termos de vendas", ressaltou o executivo que também é presidente da Abraciclo.

"No Brasil como um todo a demanda vem crescendo significativamente, mas o ritmo do Nordeste é superior. Em vendas, a região Norte ficou em 183%, muito próxima da nacional. E o Sul/Sudeste e Centro-Oeste observaram um crescimento muito significativo, de 147%, porém menor do que o do Nordeste", ressaltou Akiyama.


10 out 2011 - SIPROCFCMGVoltar