NOTÍCIAS » INFORMAÇÕES SOBRE A DOAÇÃO DE SANGUE

INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS A DOAÇÃO DE SANGUE

Esclarecimentos sobre doação de sangue

O candidato à doação de sangue passa por uma triagem (consulta) médica onde serão avaliadas tanto as condições atuais de saúde quanto a história prévia de doenças. Esta avaliação visa tanto a segurança do receptor quanto a do doador. É essencial a sinceridade ao responder ao questionário de triagem pois dela depende a segurança da transfusão, uma vez que os exames podem levar até alguns meses para positivar (período de janela imunológica). Além disso algumas perguntas visam evitar reações após a doação.

Critérios básicos para candidatar-se à doação de sangue:

· Ter entre 18 e 65 anos.

· Pesar 50 kg ou mais.

· Ter e estar com boa saúde

* Portadores de doenças crônicas mesmo controladas podem ser considerados inaptos temporária ou definitivamente, assim como algumas doenças mais graves mesmo após curadas. Alguns exemplos de doenças que impedem a doação:

a) Hipertensão arterial: mesmo controlada com uso de medicamentos. Só podem doar aqueles que após 1 ano da suspensão dos medicamentos mantenham pressão arterial em níveis normais.

b) Diabetes mellitus: mesmo controlada seja com hipoglicemiantes orais ou insulina.

c) Cardiopatias.

d) Coronariopatia.

e) Epilepsia ou convulsões (exceto se febril e não tendo utilizado medicamentos após os 2 anos de idade).

f) Doenças reumáticas.

g) Doenças endócrinas.

h) Doenças neurológicas degenerativas.

i) Antecedentes de acidentes vasculares cerebrais (conhecidos como derrame)

j) Doenças pulmonares crônicas, exceto asma (neste caso, o candidato poderá doar se estiver em remissão há 1 mês e sem utilização de medicamentos).

· Não ter tido sintomas de gripe, resfriado, dor de garganta (amigdalite ou faringite viróticas) ou diarréia nos últimos 7 dias que antecedem à doação.

· Não ter tido infecções bacterianas nos últimos 15 dias como, por exemplo, sinusite, amigdalite ou faringite bacterianas ou infecções urinárias. Algumas infecções, como por exemplo, pneumonia podem requerer um tempo maior para poder doar o sangue.

· Não estar com ferimentos não cicatrizados. Quando infectados, deve-se aguardar 15 dias após cicatrização.

· Tratamentos dentários podem impedir a doação por tempos variáveis:

a) Obturação sem anestesia ou sangramento: 24h.

b) Obturação com anestesia ou sangramento: 72h.

c) Limpeza dentária: 72h.

d) Cirurgias pequenas: 1 semana.

e) Tratamento de canal: 72h após a finalização do tratamento, incluindo a colocação da peça definitiva.

· Não ter tido hepatite após os 10 anos.

· Não ser portador de Doença de Chagas ou ter história de ter sido picado por barbeiro.

· Não ter sido exposto a situações de risco acrescido para aquisição de doenças sexualmente transmissíveis (o médico avaliará no consultório sua história sexual: lembre-se de que se trata de uma avaliação médica, portanto de caráter sigiloso. O levantamento da história sexual é de extrema importância, pois a maioria das doenças adquiridas através do sexo é também transmissível através da doação de sangue e pode ser transmitida mesmo antes de se manifestar clínica e laboratorialmente).

· Não ter utilizado bebida alcoólica nas últimas 12h.

· O uso crônico de bebida alcoólica será avaliado pelo médico em relação ao risco de desenvolvimento de doenças secundárias.

· Não ter tido acidentes pérfuro-cortantes nos últimos 12 meses que antecedem a doação.

· Não ter sido submetido à tatuagem nos últimos 12 meses que antecedem a doação.

· Acupuntura pode impedir a doação em um prazo de 3 dias a 12 meses de acordo com a avaliação médica.

· Não ter sido submetido à endoscopia ou broncoscopia nos últimos 12 meses.

· Mulheres não deverão estar grávidas ou em período de amamentação (só poderá doar quando a criança estiver com 1 ano ou imediatamente após a suspensão da amamentação). Após o parto normal é necessário aguardar 3 meses e para a cesárea, 6 meses. Em caso de aborto é necessário aguardar 3 meses.

· Menstruação e uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.

· O uso de medicamentos em geral impede a doação durante seu tempo de ação, entretanto o médico irá avaliar os sintomas, sinais ou doença que motivaram sua utilização, o que poderá por si, impedir a doação por um tempo mais prolongado. Vitaminas e suplementos alimentares não impedem a doação.

No dia da doação é necessário observar os seguintes aspectos:

· Não doe sangue em jejum. Pela manhã você deverá ingerir alimentos não gordurosos. À tarde, você poderá doar 3 horas após o almoço (evite alimentos muito gordurosos como feijoada, por exemplo).

· Você deverá estar descansado. É exigido pelo menos 4 horas de sono antes da doação, porém o ideal é que você tenha dormido dentro do seu habitual.

· Homens podem doar sangue total 4 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias. Mulheres podem doar 3 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias. Doadores entre 60 e 65 anos podem doar somente 2 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 6 meses.

· O cadastro somente pode ser realizado através da apresentação de um documento de identidade oficial, com foto, contendo assinatura do portador e dentro da validade:

1. carteira de identidade,

2. carteira de conselhos profissionais reconhecidas nacionalmente como documento de identidade,

3. carteira de trabalho,

4. certificado de reservista,

5. carteira nacional de habilitação, modelo novo (dentro da validade),

6. passaporte (dentro da validade)

* Crachás funcionais não são aceitos mesmo que contenham todos os dados de identificação encontrados nos documentos oficiais de identidade.

Se você não puder doar sangue no momento, você poderá participar captando outros doadores, atividade tão importante quanto a própria doação.

Atenciosamente,

Dulce Maria

Serviço de Captação

05 mai 2010 - HEMOMINASVoltar