NOTÍCIAS » JOVENS INCONSEQUENTES AO VOLANTE

22.04.2007
Jovens inconseqüentes ao volante
Um em cada cinco adolescentes brasileiros entre 16 e 17 anos está dirigindo mesmo sem idade para ter carteira.¶Essa é apenas uma das revelações de uma pesquisa inédita, que tenta descobrir por que os jovens correm tanto no trânsito.


Um em cada cinco adolescentes brasileiros entre 16 e 17 anos está dirigindo mesmo sem idade para ter carteira.¶Essa é apenas uma das revelações de uma pesquisa inédita, que tenta descobrir por que os jovens correm tanto no trânsito.
Parece brincadeira, mas a dramatização faz parte de uma pesquisa feita com mil jovens brasileiros que apurou como eles se comportam e se vêem no trânsito.
“O pessoal gosta de viver perigosamente, adrenalina, sei lá”, diz Anderson Benedito, de 23 anos.
O resultado da pesquisa, que o Fantástico mostra com exclusividade, será apresentado em Genebra, na Semana Mundial de Segurança no Trânsito, promovida pela ONU e pela Organização Mundial de Saúde, a OMS.
Alex Camargo vai ser o representante dos jovens brasileiros. “A morte de jovem no trânsito se leva à cultura do herói. Ele acha que nada vai acontecer com ele, que as coisas só acontecem com os outros”.
Segundo a OMS, todo ano 400 mil jovens morrem em todo o planeta vítimas de acidentes de trânsito. No Brasil, dos 26.409 mortos no trânsito em 2005, 27% tinham entre 18 e 29 anos.
“Hoje, o trânsito mata mais do que as guerras quando se fala de jovens”, afirma a coordenadora da pesquisa, Nereide Tolentino.
“Tenho duas amigas que voltaram de uma balada que o motorista delas foi buscar. Aí veio um menino que estava dirigindo sem carteira, estava bêbado e bateu no carro delas, que capotou eas dias morreram”, relata a jovem Gabriela de Castro, de 18 anos.
Uma constatação preocupante: 20% dos entrevistados admitiram dirigir carro ou moto sem habilitação. “Eu dirigia só pelo bairro, para fora não, porque tinha medo da polícia pegar. Ia no mercado com o meu pai ali próximo sem a carteira”, conta Fabio Almeida, de 23 anos.
“Eu conheço uma pessoa que pega carro escondido do pai, tira racha, corre”, diz Danilo Navarro, de 19 anos.
“Eu estou absolutamente convicta da co-responsabilidade dos pais pelos menores estarem dirigindo sem carteira de habilitação”, afirma Nereide Tolentino.
E para quê tanta pressa? A maioria admitiu que o jovem corre mais, sim, e que a bebida e a adrenalina são os principais motivos.

“O cara está no farol e pára outro carro mais potente e mexe com você. O cara quer mostrar que é macho e aceita correr pla adrenalina e para provar que o carro é mais rápido do que o dele”, comenta Ronaldo Nascimento, de 22 anos.
E atenção pais para este dado: O que é mais perigoso? O filho dirigir sozinho, com um carona do lado, ou com um grupo de amigos?
“Chega a 90% em alguns lugares a resposta de que é com um grupo de jovens”, revela Nereide Tolentino.
Se você tem amigos do seu lado, você vai querer se mostrar para ele, você quer demonstrar que você pode, que você é bom, que sabe dirigir e que tem total controle do seu carro”, diz Ronaldo Nascimento.
E quando o assunto é punição, uma surpresa: os jovens acham que a multa não resolve. Não é ele quem paga, são os pais.
“Tem uma sugestão muito interessante de um grupo de jovens: cometeu infração, vai passar um tempo fazendo travessia de pedestres, pintando faixa no chão, ajudando a regular o semáforo”, diz Nereide Tolentino.
“Pai, você não acha que, com 22 anos, eu não posso trocar o cartão do ônibus por uma carteira de motorista? Eu preciso dirigir e tirar a carta”, implora César Augusto, de 22 anos.

23 abr 2007 - Fantástico - 22/04/2007Voltar