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Bulevar avança no Arrudas
Licitação para cobertura do ribeirão no trecho entre as ruas Rio de Janeiro e Carijós, na região central, será aberta no segundo semestre. Custo previsto é de R$ 50 milhões
Pedro Rocha Franco
Beto Novaes/EM / D.A Press
Últimas vigas são instaladas para construção do viaduto de acesso ao Anel, na Cristiano Machado

O Bulevar Arrudas vai ser prolongado. O anúncio foi feito ontem pelo secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, durante visita às obras para instalação das últimas 12 vigas do complexo viário da Linha Verde. A proposta é abrir, no segundo semestre, a licitação para a cobertura do trecho do Ribeirão Arrudas entre as ruas Rio de Janeiro e Carijós, num total de 350 metros.

No início do ano, os governos estadual e municipal prometeram outras duas ampliações: da Alameda Ezequiel Dias até o Centro Metropolitano de Especialidades Médicas (CEM) e da Rua Carijós até a Avenida Barbacena. Quando os três trechos estiverem concluídos, o bulevar ligará a Avenida Barbacena, no Barro Preto, ao CEM, no Bairro Santa Efigênia, com 3,85 quilômetros de extensão. A expectativa da secretaria é encerrar até o segundo semestre de 2009 toda a extensão do bulevar.

Além da cobertura do Arrudas, o projeto prevê a implantação de uma estação de ônibus na Avenida Bernardo Monteiro, entre as vias Francisco Sales e Andradas, e a construção de um viaduto ligando as avenidas Bernardo Monteiro e Andradas. Segundo o secretário, a verba para as obras já está em caixa e foi prevista pelo orçamento.

Somente para as obras do estado, os recursos são estimados em R$ 50 milhões, para a recuperação do fundo e das paredes do canal e a cobertura do Arrudas. Na semana passada, foi divulgado o resultado da licitação para escolha da empresa responsável pelo projeto executivo da cobertura da Alameda Ezequiel Dias até o Bairro Santa Efigênia.

LANÇAMENTO O projeto do complexo viário da Linha Verde está quase no fim, com 85% das intervenções concluídas. A previsão do estado é entregar o restante das obras na Avenida Cristiano Machado até setembro. Ontem, foram instaladas as últimas vigas para a construção do sétimo viaduto de acessi ao Anel Rodoviário. As duas novas pistas servem de ligação para quem se desloca em direção à Vitória e ao Rio de Janeiro e vão substituir dois viadutos já existentes, que serão demolidos.

Segundo o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), José Élcio Monteze, as construções possibilitam a passagem de caminhões sob os viadutos. “Com a pavimentação da pista e a ampliação do Córrego do Onça, somente carros de passeio conseguiriam passar embaixo dos empreendimentos”, diz.

Para a conclusão das obras nas proximidades da Avenida Cristiano Machado, resta o término do acesso de quatro viadutos. Além das duas pistas no sentido Vitória e Rio de Janeiro, ainda é preciso finalizar outras duas vias, que vão ligar a Estação São Gabriel ao Centro, passando por cima da Cristiano Machado. Uma das construções será de uso exclusivo dos ônibus.

Na MG-010, os 22 quilômetros recuperados já foram liberados para os veículos, mas ainda falta o término do projeto de paisagismo. Além disso, como antecipou o Estado de Minas, está em processo de licitação, com previsão para resultado em julho, a implantação de um serviço de atendimento ao usuário, semelhante aos encontrados em rodovias privatizadas, mas com todo o serviço gratuito. Serão disponibilizados serviços de guincho, atendimento médico, informações e será garantido o aumento da segurança, ao custo mensal de R$ 240 mil para os cofres do estado.
21 mai 2008 - Estado de MinasVoltar