NOTÍCIAS » MAIS DE 5,5 MILHÕES COMEMORAM O DIA NACIONAL DO MOTOTAXISTA

Neste domingo (24/09), é comemorado o Dia Nacional do Mototaxista. A data homenageia cerca de 5,5 milhões de profissionais em todo o País, segundo a Federação Nacional dos Mototaxistas (Fenamoto). Em 2009, o Senado federal aprovou o projeto que regularizou os mototaxistas como profissionais.

Para trabalhar como mototáxi é preciso cumprir alguns requisitos estabelecidos pela lei. Uma das exigências é ter 21 anos e estar habilitado na categoria A, para motos, há pelo menos dois anos. Para conduzir as motos, é preciso usar coletes com faixas refletivas e ante corta-pipa.

Os futuros mototaxistas ainda precisam passar por um curso específico para categoria em autoescolas. Nas páginas dos Departamentos de Trânsito (Detran) de cada estado, é possível conferir a lista de instituições credenciadas para oferecer o curso. Nas aulas eles aprendem noções básicas de legislação de trânsito, a importância do uso dos equipamentos de segurança e da prudência no trânsito.

Além disso, para exercer a profissão, é preciso se credenciar à prefeitura, que fornece as outorgas de condução remunerada de passageiros por meio de editais. Cada governo estabelece outras regras específicas para a concessão das autorizações.

Para participar da seleção, os candidatos a mototaxistas devem apresentar a Carteira Nacional de Habilitação, certidão negativa de antecedentes criminais, além de Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) em seu nome.

Publicado: 21/09/2017 19h10
Última modificação: 22/09/2017 12h13
Arquivo/Agência Brasil


Foto (crédito): http://transitolivre.org.br

24 set 2017 - Portal BrasilVoltar