NOTÍCIAS » MANDAR MENSAGEM POR CELULAR AO DIRIGIR QUADRUPLICA RISCO DE ACIDENTE

Mandar mensagem por celular ao dirigir quadruplica risco de acidente

As imagens impressionam. Uma câmera no interior do veículo que segue pela estrada flagra a motorista digitando uma mensagem no celular. Duas jovens acompanhantes também aparecem entretidas com o conteúdo do texto. A distração coletiva dura pouco, mas o suficiente para o carro invadir a pista contrária e se chocar contra outro carro.

Um terceiro automóvel também se envolve na batida. Entre ferragens e vidro moído, quatro mortos. O celular está no canto. Com a tela trincada, ele ainda exibe a mensagem que nunca fora enviada.

O vídeo é uma simulação da polícia do País de Gales exibida como alerta. Alerta feito também pela Universidade Harvard (EUA), cujo estudo equipara o risco de guiar e falar ao telefone ao de dirigir embriagado --equivalente à ingestão de duas taças de vinho.

O perigo se multiplica quando o condutor resolve ler ou digitar mensagens. Nesses casos, as chances de acidente dobram para quatro vezes, aponta a Universidade de Utah (EUA). No Brasil, o uso do celular ao volante dá multa de R$ 85. O estudo mostra que, para digitar um texto, o condutor foca o celular por intervalos de 5s.

"Em 1s, o veículo a 60 km/h percorre 17 metros", calcula André Horta, analista do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária). "Entretido, o condutor diminui o poder de reação em meio ao trânsito e compromete a coordenação", alerta Horta.

Para Nelson Mattos, especialista em segurança de tráfego da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o fato de as pessoas passarem mais tempo no trânsito estimula o uso de equipamentos de entretenimento e de comunicação.

"O problema é que a pluralidade de tarefas atrapalha o ato de dirigir", afirma Mattos. Por outro lado, cada vez mais carros são equipados com GPS, Bluetooth e entrada auxiliar para iPod, por exemplo.

De acordo com o pesquisador americano David Strayer, esses itens criam uma falsa sensação de segurança, pois não requerem o uso frequente das mãos.

A Fiat desde 2004 oferece o viva-voz para seus carros e diz que esse tipo de equipamento é um pedido dos consumidores.

"O teor da conversa potencializa a distração. Dialogar com o carona não afeta, pois ele acompanha a movimentação do trânsito e até alerta caso perceba perigo", diz Horta.

O Nationwide Mutual Insurance, uma espécie de consórcio de seguradoras americanas, entrevistou 1.506 motoristas. Desses, 8 em cada 10 assumiram que costumam usar o celular enquanto dirigem.

O curioso, no entanto, é que os adeptos que se consideram bons motoristas (98%) não acreditam no risco de combinar volante e telefone.

Metade dos entrevistados, porém, admite que quase se envolveu em acidente --usar celular ao volante é permitido em alguns Estados americanos.

Sem estudos aprofundados sobre o assunto, o governo brasileiro divulga dados genéricos. Números da Polícia Rodoviária Federal mostram que um terço dos acidentes nas estradas é motivado por algum tipo de distração do condutor.

11 jan 2010 - FOLHA ONLINE - SP Voltar