NOTÍCIAS » MATO GROSSO: PROVAS PRÁTICAS JÁ SÃO MONITORADAS

Detran-MT começa a operar com o novo sistema para realização de provas práticas emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
O novo sistema de realização das provas práticas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) começou a operar ontem. A partir do dia 1º de setembro, os candidatos vão realizar os testes em carros equipados com monitoramento eletrônico, que vai ajudar na redução de fraudes na obtenção da CNH.
O Diário esteve no pátio do órgão, em Cuiabá, e conversou com Altair Soares, gerente do projeto do Sistema de Monitoramento e Gestão de Prova Prática. Segundo ele, o sistema já atua há 15 meses no Detran de Recife (PE) e obteve ótimos resultados.
Agora, os candidatos fazem o requerimento do teste através das autoescolas, que não recebem mais o valor da inscrição. Os candidatos devem utilizar o site do órgão para o serviço. O valor, geralmente de R$ 50 reais, passa para R$ 104.
Os carros utilizados durante as aulas práticas serão descartados na hora do teste. Os novos modelos adotados pelo Detran contam com três câmeras, microfones e sensores, que gravam no sistema qualquer erro cometido pelo futuro condutor, como por exemplo, o não uso da seta.
“Substituímos o papel, e agora o laudo é digital. Os examinadores vão utilizar tablets para relatar todos os acontecidos, e caso algum delito seja cometido pelo condutor e não notificado pelo examinador, o próprio sistema identificará”, ressaltou Altair.
Após a conclusão da prova, todas as informações recolhidas são lançadas online para a aprovação ou reprovação do aluno. Antes, o resultado só ficava disponível após alguns dias, porém, com o novo sistema o resultado sai na hora.
“A possibilidade de outra pessoa fazer a prova no lugar do aluno não existe mais. O sistema de biometria vai identificar o aluno na hora da prova”, finalizou Altair.
Ao todo são 30 carros e 20 motos, sendo que em Cuiabá vão ficar disponíveis 12, em Várzea Grande seis e os outros serão destinados ao interior. Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Tangará da Serra, Cáceres e Primavera do Leste serão beneficiados com o sistema.
Para o presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Mato Grosso (Sindcfc-MT), Djalma Nogueira, o sistema veio para somar. “o sindicato é favorável ao sistema, tendo em vista que é um método transparente de avaliação. Isso fará com que a sociedade veja as autoescolas com bons olhos”, lembrou.
Ele ressalta que o sistema dará mais voz aos candidatos. “Caso algum candidato se sinta injustiçado com o resultado, ele poderá fazer um requerimento do vídeo. Antes não dava, era só a palavra do aluno contra do avaliador. São melhorias que beneficiam todos os lados”, finalizou.
Foto (crédito): Secom MT
YURI RAMIRES
Da Reportagem
OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE O TEMA

Detran-MT adota novo sistema para provas práticas a partir de agosto - TV GLOBO (BOM DIA MT)

01 set 2014 - Diário de CuiabáVoltar