NOTÍCIAS » META DE APROVAÇÃO ASSUSTA AUTO-ESCOLAS

AUTO-ESCOLA
Meta de aprovação assusta auto-escolas
Maior preocupação de entidades com as novas regras do Detran é o desempenho exigido nos exames de direção
Renato Weil/EM/D.A Press
Examinadores do Detran avaliam candidato: auto-escolas que tiverem média de aprovação abaixo de 58% sofrerão sanções

Obras de acessibilidade às instalações das chamadas auto-escolas, exigência de aparelho de biometria e de computador potente – previstas na Portaria 1.330 do Detran-MG e que serão obrigatórias a partir do mês que vem – não assustam tanto aos donos de centros de formação de condutores (CFCs) quanto às metas de aprovação estabelecidas pelo Departamento de Trânsito. Desde maio de 2007, o desempenho dos CFCs vem sendo medido, mas a última avaliação, referente ao primeiro trimestre, gerou advertências para os que ficaram abaixo da média de 58%, que passa a ser o desempenho mínimo exigido para aprovação em exames de direção. As escolas que não o atingirem sofrerão sanções.

Dos 234 centros de formação da capital, apenas três conseguiram aprovação acima da média nos testes de direção para carteiras categoria “B” (carros comuns). Dois deles tinham apenas dois candidatos, que foram aprovados. Pela norma do Detran, com mais três meses de avaliações abaixo da exigência, as auto-escolas podem ser suspensas por até 30 dias. O terceiro trimestre com média ruim descredencia o CFC no órgão de trânsito. Significa que, se a avaliação já estivesse valendo desde 2007, sobrariam na capital apenas três centros de formação.

A relação de auto-escolas com as médias está no site do Detran (www.detrannet.mg.

gov.br). O delegado Adilson Águido, chefe do setor de Habilitação, calcula que a exigência de cumprimento da meta vai levar ao fechamento de pelo menos 40% das 1.447 auto-escolas do estado. “Claro que vamos fazer uma análise ao fim de três trimestres, mas não podemos fazer nada para os que estiverem muito abaixo dos outros.”

Para o presidente do sindicato dos proprietários dos centros de formação de condutores de Minas, Rodrigo Fabiano da Silva, o sistema de avaliação com médias altas é impossível de ser cumprido, devido ao modelo instituído pelo próprio Detran. “Aceitamos avaliação para o curso teórico, mas o prático não depende só de nós. Tem o emocional do aluno, o examinador que pode não estar bem e o trânsito.”

O delegado Adilson Águido informa que está programado para agosto e setembro um curso de reciclagem voltado para instrutores de auto-escolas e para os avaliadores do Detran. O sindicato pediu mais prazo para entrada em vigor das medidas, mas o assunto ainda está em análise na assessoria jurídica do estado. O sindicato sustenta que há dificuldades para conseguir recursos para fazer as adaptações e, caso a resposta ao pedido de prorrogação seja negativa, o setor deve fazer paralisações e manifestações. (BM)



"Com o estabelecimento da meta de aprovação, estimamos que pelo menos 40% das 1.447 auto-escolas do estado não conseguirão se enquadrar e serão descredenciadas"
Adilson Águido,
delegado chefe do setor de Habilitação do Detran-MG

03 jul 2008 - Estado de MinasVoltar