NOTÍCIAS » MONUMENTOS E PRÉDIOS PÚBLICOS NO BRASIL E NO MUNDO GANHAM NOVA COR: AMARELO

Para demonstrar apoio ao Movimento que busca preservar vidas no trânsito, prédios públicos e monumentos ganham nova iluminação

O Brasil vai ganhando uma nova cor. Desde sábado, 29 de abril, monumentos e prédios públicos, pontes, fachadas, entre outros, iluminam-se em amarelo, como demonstração de adesão do país ao Movimento Maio Amarelo, que se propõe a incentivar a sociedade à reflexão e à tomada de ações para redução do número de mortos e de feridos graves nas vias e nas rodovias do país e do mundo.

Em Brasília, por exemplo, o Congresso Nacional, a Esplanada dos Ministérios, o Palácio do Planalto, a Catedral Metropolitana, a caixa d água de Ceilândia, a Ponte JK e o Palácio do Buriti (sede do governo do Distrito Federal), ficarão iluminadas em amarelo durante todo o mês de maio.

O prédio da prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, de igual modo, ganhou a cor do semáforo que indica atenção desde a segunda-feira, 1º de maio. Nos demais dias, até o final do mês, haverá alternância de cores.

Ou seja, a fachada será iluminada em branco e as sacadas em amarelo e, a cada hora cheia o prédio voltará a ficar todo em amarelo por dois minutos. Além da Prefeitura, as cores do Maio Amarelo iluminarão também a Ponte Aldo Pereira de Andrade (ponte de ferro) e na Ponte Adolfo Konder. Também em Santa Catarina, a Igreja Matriz de Gaspar já tem a iluminação alusiva ao movimento desde sábado.

No decorrer do mês de maio, a exemplo do que ocorreu nas edições anteriores do Maio Amarelo, muitos outros prédios administrativos, monumentos e equipamentos públicos ganham a iluminação, não apenas no Brasil, como em diversas partes do mundo. A ponte na Baía de Sydney, na Austrália será um deles.

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Criado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária na esteira da determinação da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU) que editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a Década de Ações para a Segurança no Trânsito, o Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

A intenção é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, estimulando o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. Ações do Maio Amarelo são desenvolvidas em todos os estados brasileiros e em outros 25 países nos cinco continentes.

Os acidentes de trânsito no Brasil foram responsáveis em 2014 (últimos dados oficiais disponíveis) por cerca de 43 mil mortes. Vale lembrar também que, em decorrência deles, um contingente extremamente superior passa a conviver com sequelas e invalidez permanente, por exemplo. Além disso, os custos com os acidentes de trânsito representam montante de R$ 56 bilhões que poderiam ser voltados a ações sociais.

Neste ano de 2017, o Maio Amarelo tem como tema Minha escolha faz a diferença, que visa alertar que no trânsito todos têm de estar muito atentos para a escolha certa, já que dados apontam que as causas de 90% dos acidentes no país estão ligadas a falhas humanas (imperícia, imprudência, entre outros).

Publicado em: 02/05/17

05 mai 2017 - Site Maio AmareloVoltar