NOTÍCIAS » MULTAS DISPARAM ATÉ 7.700% EM BELO HORIZONTE

Invadir faixa exclusiva, avançar sinal e falar ao celular no volante lideram a lista de infrações na Capital
Renato Fonseca - Do Hoje em Dia - 16/01/2012 - 07:38
LUCAS PRATES


Flagrantes de avanço de sinal vermelho na capital aumentaram 138,5% de 2010 para 2011
Alheios à fiscalização, motoristas mineiros invadem pistas exclusivas de coletivos, furam o sinal vermelho, ignoram os riscos de falar ao celular no volante e estacionam os veículos em locais proibidos, só para ficar em alguns exemplos. Os atos diários de incivilidade no trânsito são traduzidos em estatísticas alarmantes.
Instalados no ano passado para frear o desrespeito de condutores que insistem em utilizar as faixas
preferenciais dos ônibus, os quatro radares da avenida Nossa Senhora do Carmo, na região Centro-Sul de BH, contribuíram para um salto de 7.704% nas multas aplicadas para este tipo de infração. Em 2011, nada menos que 51.434 motoristas foram flagrados na pista proibida, média de 140 por dia.
Em 2010, sem a ajuda dos aparelhos, quando a irregularidade era coibida só na base da caneta e do
bloquinho dos agentes de trânsito, apenas 659 infratores foram autuados. A violação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é considerada grave. A pessoa recebe cinco pontos na carteira e paga multa de R$ 127,69.
A infração lidera, com folga, o ranking de multas aplicadas em Minas Gerais que mais cresceram em 2011, na comparação com o ano anterior. O levantamento inédito, obtido com exclusividade pelo Hoje em Dia, consta no Sistema de Infração de Trânsito do Detran-MG. Em BH, foram aplicadas 1.104.280 multas, de janeiro a novembro de 2011, contra 1.013.504 em igual período de 2010 – um acréscimo de 8,9%. O mês de dezembro passado ainda não foi contabilizado.

Invasão de pista exclusiva para ônibus , infração que mais cresceu em BH (Foto: Flávio Tavares)

Em Minas, o crescimento foi de aproximadamente 8% em 11 meses. No ano passado, foram registradas 2,6 milhões de autuações, ante 2,4 milhões em 2010. Motoristas que pisam fundo no acelerador respondem, em números absolutos, pelo maior índice de infrações cometidas. Em 2011, foram aplicadas 676.993 multas por excesso de velocidade.
Avançar o sinal vermelho também ocupa lugar de destaque nas estatísticas de multas em BH. O aumento registrado entre 2010 e 2011 foi de 138,5%. Mais de 77 mil condutores desrespeitaram a parada obrigatória nos semáforos no ano passado. No anterior, foram 32 mil multas. Os equipamentos de detecção de avanço, que começaram a ser instalados em junho, contribuíram para o crescimento das punições. A capital tem 32 radares e a previsão é a de que mais oito sejam instalados ainda neste ano.
Na avaliação da delegada Inês Borges Junqueira, que é coordenadora de Infrações e Controle do Condutor do Detran-MG, uma das infrações que mais chama a atenção é o uso do telefone celular enquanto a pessoa está ao volante.
“O cidadão ainda não tem noção do mal isso pode causar. Falar ao telefone e dirigir é uma combinação fatal, que aumenta em até quatro vezes a chance de ocorrer um acidente”. Em Minas, 230 mil motoristas foram multados por usar o celular ao volante em 2011, um crescimento de 16% em relação a 2010.
Para o especialista em trânsito José Aparecido Ribeiro, os motivos apontados para o aumento das infrações são os mesmos observados em anos anteriores, e vão do crescimento natural da frota à postura egoísta de quem está na direção. “Infelizmente, ainda temos muitos motoristas que não têm educação e não sabem se comportar, ignorando pedestres e sinais de trânsito”.

17 jan 2012 - SIPROCFCMGVoltar