NOTÍCIAS » O MOTORISTA MAIS VELHO

O inglês, que tem quase um século de vida, e 84 de carteira de motorista, nunca se envolveu em um acidente de carro. Em oito décadas, ele teve 14 carros diferentes.

Na Grã-Bretanha, um cidadão acaba de ser confirmado como o motorista mais antigo do mundo a ter um histórico impecável ao volante. Quem conta é o correspondente Marcos Losekann.

Quase um século de vida, e ainda firme atrás do volante. Mas não é só por isso que o seu George Geeson acaba de ganhar um lugar no livro do recordes.

Esse inglês, que mora em Lincolnshire, 150 km ao norte de Londres, jamais levou sequer uma multa. Nunca bateu o carro, não sabe o que é se envolver em um acidente. E não foi por falta de possibilidade. Afinal, a carteira dele foi tirada há 84 anos.

Nas últimas 8 décadas o seu George teve 14 carros. Somando a quilometragem de todos eles, foram um 1,5 milhão de Km rodados. O segredo pra evitar acidentes? Dirigir somente de acordo com a lei.

“Pra quê passar da velocidade permitida?”, pergunta seu George. “Será que os apressadinhos não sabem que devagar se vai ao longe?” Longe e com segurança. Seu George explica que sempre procurou respeitar a sinalização e também cuidar da manutenção de seus veículos.

Orgulhoso, mostra a foto do primeiro carrinho, comprado em 1930. Rodou com ele mais de duas décadas e garante que vendeu com tudo funcionando perfeitamente.

“Um carro tem que andar quando a gente acelera e parar quando a gente pisa no freio”, ensina ele. “Tem que estar sob absoluto controle do condutor”.

Sobre a violência no trânsito de algumas cidades, seu George não entende como uma pessoa pode ser gentil quando está a pé, e se tornar um monstro atrás do volante.

Para ele, um carro é só um aparelho utilitário, não é uma arma. Como diz seu George, conselhos óbvios. Mas que, infelizmente, são esquecidos por muitos motoristas.

10 nov 2009 - TV Globo ? 30/10/2009Voltar