NOTÍCIAS » PARAÍBA: MONITORAMENTO E BIOMETRIA SERÃO OBRIGATÓRIOS EM CFCS DAQUELE ESTADO A PARTIR DE MARÇO

Autoescolas da Paraíba deverão implantar sistema de biometria com reconhecimento facial e circuito de monitoramento em salas destinadas a aulas teóricas até 30 de março. A Portaria nº 38/2015 baixada pelo Detran-PB prevê que as aulas só serão validadas com a captação e transmissão das imagens para o órgão.
O sistema de biometria vai permitir ao Detran acompanhar a presença dos candidatos à CNH às aulas com a finalidade de evitar fraudes. Os exames teóricos e práticos só serão marcados com a comprovação de frequência. A nova resolução do Contran exige do aluno participar de 45 horas/aula antes do exame.
Na avaliação do superintendente do Detran, Aristeu Chaves Sousa, a implantação do sistema de biometria nos Centros de Formação de Condutores é uma ferramenta importante no controle da qualidade da formação dos motoristas paraibanos. “Estamos prezando pela segurança e padronização na formação dos condutores. Com o sistema de monitoramento, saberemos que o aluno não só vai entrar na sala de aula, mas que assistirá a todas as aulas”, destacou.
O sistema de biometria é utilizado pelo Detran da Paraíba para identificar os candidatos na hora do Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach), quando também é feita a captura da fotografia e durante a realização dos exames médicos e psicotécnicos.
Placas personalizadas
A personalização de placas de veículos novos na Paraíba vai gerar recursos para projetos sociais. Parte do valor das taxas de emplacamentos especiais será destinada para o Centro de Apoio a Crianças e Adolescentes (Cendac) e o Fundo de Assistência Social da Paraíba.
A taxa cobrada pela placa personalizada é de R$ 273,00, sendo destinados 50% para o Detran e 50% para os programas sociais. O valor é distribuído para o atendimento de pessoas carentes, no apoio técnico e financeiro aos serviços realizados no Estado, ou em programas, projetos e benefícios na área de assistência social.
5 DE FEVEREIRO DE 2015 POR RADAR.NACIONAL

06 fev 2015 - Radar NacionalVoltar