NOTÍCIAS » PESQUISA DA ANTP COM SIMULADOR COMEÇOU ONTEM (26/05)

Começou ontem (26/05) e vai até o dia 26/06/14 a pesquisa da Agência Nacional de Transportes Públicos (ANTP) com o simulador de direção.
O objetivo da pesquisa é avaliar o comportamento do condutor diante de situações de risco no trânsito comumente observadas no dia a dia, identificar e quantificar a frequência de erros cometidos que podem acarretar acidentes de trânsito, enquanto dirige em um circuito viário, urbano e rodoviário. Serão 8 exercícios:
1: Respeito aos limites de velocidade definidos pela sinalização da via
2: Ultrapassagem proibida ou insegura
3: Respeito ao limites de velocidade em trechos de via em declive
4: Respeito aos pedestres
5: Acesso à rodovia em velocidade
6: Respeito à distância de segurança do veículo à frente
7: Condições climáticas desfavoráveis
8: Utilização da luz de seta ao mudar de direção (pisca-pisca)
Ao final dos exercícios, o condutor receberá uma síntese do seu desempenho, indicando a quantidade de erros cometidos durante o exercício. Antes de dirigir, o condutor responderá a um questionário visando identificar características socioeconômicas.
Os dados pessoais dos condutores serão cotejados com seus respectivos desempenhos com o objetivo de verificar se há diferença de resultados em relação à idade, sexo, formação educacional, tempo e tipo de categoria de carteira de habilitação. O relatório final será publicado e apresentado em um workshop, que será agendado pelos realizadores da Pesquisa.
O simulador
A Lander é uma empresa especializada em projeto, desenvolvimento e implantação de dispositivos de simulação de última geração orientados para a formação e capacitação. No Brasil, forneceu cabine de metrô para a o Metrô de São Paulo, cabine de trem para a CPTM e cabine de ônibus para a Fetranspor no Rio de Janeiro.
Trata-se de um equipamento que reproduz condições reais dos comandos dos automóveis, como também do ambiente de trânsito, além de reproduzir também os movimentos inerciais típicos de um veículo em movimento.
A Lander importou temporariamente o equipamento especialmente para a realização da Pesquisa.
Objetivo da Pesquisa
O veículo automotor – automóvel, ônibus, caminhão e motocicleta – é uma máquina e, como tal, a habilidade no seu manuseio e operação exige o conhecimento teórico do que faz cada um dos seus componentes, mas também da legislação e normas de trânsito e, sobretudo, do exercício prático no ambiente do trânsito.
É bem verdade que a formação do condutor na fase de habilitação propicia conhecimento de regras e normas de circulação e conduta na via pública, conhecimentos básicos de relacionamento humano, meio ambiente, ética, cidadania e, também, noções de funcionamento do veículo, conteúdos que são tratados no curso teórico-técnico. Situações de risco, consideradas "adversas” também são ensinadas em sala de aula, abordando também de maneira teórica os riscos de acidentes e como evita-los.
Naturalmente, apenas o saber teórico não é suficiente para que o aluno adquira habilidade no manuseio da máquina, em especial, esta que opera num ambiente coletivo compartilhado com outras pessoas e situações. Por essa razão, a formação do condutor pressupõe um curso prático, mas que também não é suficiente para permitir ao aluno vivenciar situações de risco, uma vez que aprende em condições ideais, em ruas mais calmas, em velocidade reduzida e sem se submeter a riscos, ao mesmo tempo em que é acompanhado pelo instrutor.
O fato é que os condutores assim que habilitados passam a frequentar ambientes sujeitos a um sem número de situações, perante as quais terá que aprender por conta própria, criando seu próprio repertório de vivências e de soluções, nem sempre as mais adequadas. É possível que durante muito tempo ele não reúna um conjunto de experiências diante de situações não aprendidas no curso e, com isso, acabe acumulando maneiras de dirigir incorretas, sem falar em vícios que atuam contra a segurança do trânsito.
O tempo de carteira, embora em princípio pareça que é suficiente para tornar alguém bom condutor e que pode até aumentar a sua destreza na direção (domínio da máquina), não gera, necessariamente, comportamentos seguros no trânsito. O ambiente de trânsito, com vias em condições inadequadas, sinalizações precárias, condições do clima e o comportamento dos demais condutores, geram situações que exigem do condutor ações preventivas e saber o que fazer diante delas.
A possibilidade de utilização de equipamento de simulação contribui para o treinamento e a requalificação do condutor, exatamente para essas condições que podem ser simuladas. Através dele, pode-se criar situações de trânsito próximas das reais, mas totalmente seguras, permitindo ao condutor saber onde errou e aprender como lidar com elas.
A ANTP, como instituição de estudo e pesquisa, pretende verificar como estão dirigindo e em qual tipo de situação de risco são mais suscetíveis a cometerem erros e acidentes, por meio de um protocolo de pesquisa e, identificar como o equipamento de simulação pode ser utilizado para ajudar o condutor a melhorar seu comportamento no trânsito.
Para realizar este estudo, a ANTP buscou parcerias com a Lander, empresa especializada em equipamentos de simulação, que já forneceu equipamento para treinamento de operadores de metrô e ferrovia e para motoristas de ônibus, e também com a Porto Seguro, apoiadora da pesquisa, que disponibilizará a infraestrutura e o apoio logístico necessário para a realização da pesquisa.
O equipamento, inédito no Brasil, é especialmente destinado a treinamento e capacitação de condutores habilitados que desejam aprimoramento, sobretudo para emprestas de frotas de veículos, como empresas de ônibus, de caminhões de carga, entre outras, cuja utilização do simulador pode corrigir defeitos e vícios ao dirigir e eliminar acidentes recorrentes.
Serviço
Local da Pesquisa: Centro Automotivo da Porto Seguro
Endereço: Avenida Rio Branco, 1448, Campos Elíseos - São Paulo - SP
Data: De 26 de maio a 26 de junho de 2014
Horário: Dias úteis: das 8h00 às 18h00; Sábados: das 8h00 às 14h00
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27 mai 2014 - Comunicação - SIPROCFC-MG (com Site ANTP)Voltar